segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pesquisa do Jornal O Povo aponta Moroni liderando em Fortaleza


Pesquisa O Povo/Datafolha, divulgada neste domingo, mostram o início da corrida eleitoral para prefeito de Fortaleza com a liderança isolada de Moroni Torgam (DEM), com 27% das intenções de votos, seguido de Inácio Arruda (PCdoB), com 14%, e Heitor Férrer (PDT), com 11%.

Empatados na quarta posição estão Renato Roseno (PSOL) e Marcos Cals (PSDB), ambos com 6% das intenções. A pesquisa mostra ainda que o candidato do governador Cid Gomes, Roberto Cláudio (PSB), tem 5%, e o que tem apoio da prefeita Luizianne Lins (PT), Elmano de Freitas (PT), tem 3%. O professor Valdeci (PRTB) tem 1%, André Ramos (PPL) e Francisco Gonzaga (PSTU) não atingiram 1%.

Eleitores que declararam intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum somam 6%. E os que ainda não decidiram somaram 21%. O Datafolha ouviu 831 eleitores de Fortaleza nos dias 18 e 19 de julho e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-00004/2012.

O que será?

O que será que se passa na cabeça do eleitor de Fortaleza? Com certeza, essa é a pergunta que devem estar se fazendo o governador Cid e a prefeita Luizianne. E é bom que os dois tratem de tirar um grande coelho da cartola ou, nessas eleições, morrerão abraçados. E não foi por falta de avisos.

E não adianta lembrar Luizianne em 2004. Pelo menos, diz um ditado que “Um raio não cai no mesmo lugar duas vezes”. Agora a conjuntura é outra e a sua rejeição também. A prefeita tem 39% de rejeição. Quanto ao governador Cid, ele foi obrigado a arrumar um candidato de última hora e, consequentemente, partiu bem atrás. Resta saber se haverá tempo para recuperar o atraso.

O que não é surpresa é a colocação de Moroni. Para prefeito sua votação sempre esteve entre 20% e 30%. O problema é que esses números não sobem muito no segundo turno. Moroni tem a maior aprovação, mas também a maior rejeição. Ela chega a 27% das opiniões. Mas, pode ser que a estratégia de dividir DEM e PSDB dê resultado no segundo turno.

A grande surpresa da pesquisa é a queda de Inácio Arruda e Heitor Férrer. O candidato do PCdoB, além de cair para segundo, estando 14%, está empatado, tecnicamente, com Heitor Férrer, com 11%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. Ambos caíram mais cerca de 10%. Tanto Heitor como Inácio tem pouco tempo de Rádio e TV e isso pode acentuar a queda quando começar a propaganda gratuita. Os dois correm sérios riscos de ficarem pelo caminho.

Mas, dos nomes que correm por fora, o que pode surpreender é Renato Roseno do PSOL. Ele se manteve com 6% e aparece em quarto, empatado com Roberto Cláudio, candidato do governo. O eleitorado de Fortaleza, desde a era Tarso, tem votado preferencialmente em candidatos de esquerda. Na reta final isso pode fazer a diferença.

Agora certo mesmo, é que a eleição vai se decidir nos votos indecisos que somam os incríveis 21%. E, nesse momento, saber para onde irá esses votos é praticamente impossível. Mas, vamos esperar para ver o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário