sexta-feira, 20 de julho de 2012

PSB move ação contra coligação petista em Fortaleza


A direção do PSB de Fortaleza e a coligação “Para Renovar Fortaleza” que tem a frente o candidato a prefeito Roberto Cláudio, anunciou que entrará com ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará contra a coligação de Elmano Freitas e o secretário Ademar Gondim.

A ação seria motivada pela participação do titular da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, em visita do candidato a prefeito do PT ao Terminal do Papicu, na última quarta-feira, 18.

O PSB alega que o secretário infringiu a legislação eleitoral que veda a participação de gestores públicos em atos de campanha Durante o horário de trabalho e no local de trabalho. A coligação petista não quis comentar o assunto. Por meio da assessoria, informou que aguardará a notificação da Justiça para se pronunciar sobre o caso.

Para o secretário Ademar Gondim, o ato não pode ser considerado campanha eleitoral. Ele justifica que sendo titular da Etufor tem a responsabilidade, caso solicitado, de explicar o funcionamento do sistema de transporte de Fortaleza, a qualquer cidadão, seja ele candidato ou não.

Virou pessoal

O que parece é que PT e PSB desenvolverão uma campanha de acusações e embates judiciais. E tudo leva a crer que eles vão se digladiar até o último instante. O que não dá para esconder é que até bem pouco tempo, eles eram aliados e falavam a mesma linguagem. E esse é o problema dos políticos de hoje. Eles não discutem mais em torno de um projeto. Eles fazem uma discussão fria e calculista, ou pragmática, na simples ocupação do poder.

O PT e PSB da capital estão achando que estão sozinhos na disputa quando, na verdade, existem outros oito candidatos e, pelo menos, três a frente deles. Quando se fala na disputa para a prefeitura de Fortaleza, ainda não existem adversários definidos. Essa definição só ocorrerá na reta final, por volta dos últimos vinte dias. Escolher um adversário agora, pode deixar ambos os partidos com poucas possibilidades de disputarem o segundo turno e, caso um dos dois vá ao segundo turno, a radicalização e o tensionamento do primeiro turno pode eliminar as  possibilidades de aliança.

Para exemplificar o tencionamento que está acontecendo, na última segunda-feira, o PSB informou que moveria ação contra o deputado Eudes Xavier (PT), por ele ter levantado suspeitas sobre o financiamento da campanha de Roberto Cláudio, insinuando possíveis “falcatruas” na Casa Civil do governo do Estado. No episódio, errou o petista que não tem nada que fazer denuncias sem provas e agora erra o PSB que não pode acusar de favorecimento, já que, o secretário estava no exercício da função e apenas atendeu a um pedido. O que poderia ser feito, era o candidato do PSB, Roberto Cláudio, fazer o mesmo pedido. Se, caso, não fosse atendido, aí sim, poderia reclamar e até mover ação.

Mas, certo mesmo de toda essa tenção entre PT e PSB é que os outros candidatos agradecem e seguem com foco no segundo turno. É bom lembrar que são 10 candidato e não dá para eleger adversário agora. A não ser que o problema seja de ordem pessoal, motivado pelo rancor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário