terça-feira, 14 de maio de 2013

Comissionados da educação de Juazeiro sem remuneração desde janeiro


Servidores comissionados da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte denunciam que articuladores sociais, secretários escolares, coordenadores; além de alguns auxiliares de professores e porteiros das escolas públicas municipais, estão sem receber remuneração desde janeiro deste ano, inicio da administração Raimundo Macedo (PMDB).

Segundo a denúncia dos servidores, que preferem não se identificar por medo de perseguição, a situação atinge aos profissionais dos cargos, em questão, de todas as escolas municipais dos ensinos e fundamental I e II, além das creches. Eles estariam sem portarias, o que, os coloca em situação difícil na hora de reivindicar direitos. Nas palavras de uma das denunciantes, “foi dado apenas as responsabilidades. Já a portaria é prometida todos os meses e não saí”.

Sobre os valores e prazos, em reunião, representantes da secretaria anunciaram que aos cargos de direção seria destinado um valor de R$ 350 reias de gratificação; já ao restante, a remuneração não passaria de R$ 250 reais. Com relação aos valores serem baixos a secretária de educação Célia Viana disse que todos sabiam dos valores e que, quem assumiu a responsabilidade foi consciente.

Sobre os atrasos a secretária responsabilizou os funcionários argumentando que eles teriam atrasado a entrega dos documentos necessários. Os cargos são ocupados tanto por efetivos como por contratados. Já o prefeito Raimundo Macedo, em comentário informal, durante intervalo de reunião com secretários na sexta-feira (10), no Hotel Verdes Vales, disse que desconhece a situação é que acha muito difícil uma pessoa trabalhar tanto tempo sem receber.

Ainda segundo a denúncia, a secretaria não quitará todos os meses pendentes. A informação é que somente os meses de março e abril seriam quitados, por meio de folha suplementar a ser paga até o dia 17 deste mês. A informação é confirmada pela secretária que destacou que as escolas funcionaram até fevereiro com os efetivos e somente em março, com o início das aulas, a secretaria começou a contratar profissionais para suprir a demanda.

Sobre a situação, o sindicato da categoria não foi acionado, porque a maioria dos funcionários não tem vínculo estabelecido com a prefeitura, já que, não têm sequer portaria que os nomeie para o exercício das funções. Mas a situação já foi denunciada a alguns vereadores que prometeram cobrar providencias do prefeito para a resolução do problema na sessão da Câmara dessa terça-feira (14).

(Fonte: Jornal do Cariri / Foto: site Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário