terça-feira, 4 de abril de 2017


Eleição no Congresso, quem quer ser presidente?

A busca pelo protagonismo político no Brasil parece desaparecer junto com a credibilidade da velha guarda da política. O interesse a cargos como a Presidência da República, parece estar diminuindo entre os políticos tradicionais.

Não é por acaso que, mesmo com a clara possibilidade de eleição indireta no Congresso, ninguém se articula para o enfrentamento. A Lava Jato faz história, mas, também, diminui a fome entre políticos. Eles temem a opinião pública e a voracidade do juiz Sérgio Moro.

Nomes que poderiam se articular para a disputa fechada, como o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado, já anunciaram a desistência. Eunício disse recentemente que prefere fazer seu papel de organizar o processo. Eunício é um dos políticos mais articulados no Congresso e poderia se aproveitar disso.

Outro que já desistiu foi Jair Bolsonaro. O deputado “solução” vai esperar o desenrolar da Lava Jato. Já o falastrão Ciro Gomes, sequer, se pronunciou sobre a possibilidade. É verdade que ele não tem articulação, nem habilidade para tanto.

O problema é que poderemos cair nas mãos de “laranjas” como o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. Alguém duvida que Temer continuaria no poder? Quanto ao resto, parece que querem mesmo é continuar amigos do Rei, não importa quem seja ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário