terça-feira, 9 de abril de 2013

Câmara de Juazeiro: Desarticulação da oposição pode refletir fim do G11


As três últimas sessões da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, dias 02, 04 e 09 de abril, foram marcadas pela ausência, perceptível, de grande parte dos vereadores que fazem a bancada de oposição, o chamado G11. Com as ausências, o que significa votos a menos no plenário, a bancada de situação (G10), base do prefeito Raimundo Macedo, comandou as ações.

Entre as vitórias mais importantes, o G10 conseguiu, por exemplo, a rejeição do relatório que denuncia as irregularidades na contratação dos serviços de limpeza e coleta de lixo. O relatório foi derrotado por 10 votos a 6. A votação não impede que o documento seja enviado ao Ministério público, mas tira a responsabilidade da Câmara pelo envio.

Na sessão da última quinta-feira (04), um confronto entre os vereadores Cláudio Luz e Preto Macedo, denunciou a fragilidade da bancada de oposição. Entre os vereadores da oposição, somente Adauto Araujo, ressaltou, referindo-se a Preto Macedo, que a Câmara é o lugar dos debates. Enquanto isso, os vereadores da situação se revezaram na defesa veemente do colega de bancada e do prefeito Raimundo Macedo.

A tensão que começou após pronunciamento de Cláudio Luz, quando disse não aceitar o argumento do prefeito de que se sentia surpreso com a falta de estrutura da cidade e os estragos feitos pelas fortes chuvas dos últimos dias, teve resposta do vereador Preto Macedo, dizendo não aguentar mais os posicionamentos do vereador de oposição que, segundo ele, só sabe bater.

Para presidente da Câmara, vereador Antônio de Lunga (PSC), eleito pelo G11, o grupo continua unido e o fato dos vereadores faltarem às sessões não quer dizer nada. Os outros vereadores de oposição, presentes às sessões, não se pronunciaram; mas, foi clara a avaliação dos presentes a Câmara de que o esvaziamento pode denotar o início da desarticulação do G11, já que, não existiriam motivos aparente, nem justificativa, para as ausências.

A próxima sessão será na próxima quinta-feira (11) e a expectativa é se a bancada de oposição estará presente em sua totalidade, sem ausências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário