terça-feira, 18 de junho de 2013

Greve do Crato acaba e prefeito vence queda de braço com o presidente do Sindicato

Depois de um grande movimento pelas principais ruas do Crato, nessa segunda-feira (17), os professores da rede pública municipal, devem anunciar o fim da greve no município. A articulação aconteceu sem a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Júnior Matos.

A ausência do presidente foi uma condição do prefeito Ronaldo Matos por considerar que Júnior Matos acabava por atrapalhar a negociação. O prefeito não quis se aprofundar sobre o assunto, mas existe a especulação de que questões pessoais do representante sindical teriam atrapalhado a negociação.

A decisão do fim da greve deve ser ratificada por assembléia, mas a comissão composta por sete professores, entre membros da direção do Sindicato e outros professores da base, saíram da reunião com o prefeito Ronaldo Matos (PMDB), logo após a manifestação, satisfeitos com a proposta feita pelo município e já se pronunciando pelo fim da greve.

O prefeito Ronaldo Matos ofereceu 5% de aumento a partir de 1º de junho, além dos 8% já efetivados como reajuste, e mais 5% para 1º de janeiro de 2014. Segundo informações de membros da comissão o resultado superou a expectativa. A tendência é de aprovação maciça da proposta.

A greve deflagrada a menos de uma semana, conseguiu paralisar, segundo informações da secretaria de Educação, apenas 17% dos professores e não chegou a atrapalhar significativamente o calendário do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário