quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Coluna Rebate - Com Donizete Arruda - Jornal do Cariri - 17 de novembro

Juazeiro e Antonina sob mira

O Ministério Público Federal (MPF) e o Estadual (MPE) preparam para os próximos dias uma operação de combate à corrupção contra as prefeituras de Juazeiro do Norte e Antonina do Norte. Do Cariri, esses dois municípios são considerados, por procuradores federais e promotores cearenses, os que mais registram denúncias de fraudes na administração pública. São dezenas de inquéritos instaurados e investigações em andamento. Tanto o prefeito Raimundo Macedo quanto Antonio Filho devem se preparar para o pior. Vem por aí prisões dos envolvidos nesses escândalos que estão sendo alvo de apuração, e não será surpresa se houver, também, um pedido de afastamento deles ao Poder Judiciário.

Raimundão não é o Lula

Diferente do ex-presidente Lula, que alega não saber das coisas erradas que ocorreram em seu governo durante o mensalão, o Ministério Público Federal e Estadual têm convencimento de que o prefeito Raimundão sabe que seus dois filhos – Mauro e Davi Macedo – disputam todos os espaços dentro da prefeitura de Juazeiro do Norte. Para complicar a vida de Raimundão, durante as investigações, foi descoberto que os irmãos estão em permanente rota de confronto para se sobrepor um ao outro, na administração do pai, em Juazeiro do Norte. No início do Governo, Raimundão deu mais poder a Maurinho, mas, nos últimos meses, Davi cresceu e reduziu a influência do primogênito. Tanto que o escândalo do xarope Tussimel não tem nenhum DNA de Maurinho. Outro fato identificado é que o matadouro, que estava sob controle do vereador Alberto (PT), mudará de mãos. E, novamente, Maurinho não tem pretensão de comandar, via aliados, esse órgão público. Um mapeamento completo de onde atua Mauro e Davi Macedo na máquina municipal estaria em poder do MPF e do MPE.

Perda de sono dos prefeitos

Não são apenas os prefeitos Raimundão e Antonio Filho que vão dormir preocupados a partir de hoje. Procuradores federais e promotores de Justiça fizeram um levantamento e concluíram que são sete os municípios do Cariri onde há o maior registro de denúncias de corrupção. Juazeiro e Antonina lideram. Depois, aparecem nesse triste ranking: Mauriti, Jardim, Altaneira, Santana do Cariri e Brejo Santo. Todos esses municípios estão sendo investigados e os prefeitos sabem que devem ficar atentos porque sofrerão, a qualquer momento, uma operação da Polícia Federal ou Civil para buscas, apreensões e, talvez, prisões de envolvidos nas fraudes que podem ter desviado milhões dos cofres públicos do Cariri.

Papel no Legislativo é reduzido

Esse gesto de colidir com a verdade apequena o presidente Capitão Vieira. Afinal, a sua rejeição é hoje um consenso na Câmara juazeirense. Os vereadores não o toleram e, quando ela tenta cativá-los com cargos, todos rejeitam. Esse não é o método mais eficaz. Ao tentar dialogar em bases não republicanas, todos viram a cara. Insistente, e não satisfeito com tanta rejeição, o presidente da Câmara não se conformou e exagerou: envolveu o nome do empresário Sasá Fitas como responsável por seu isolamento. O tiro saiu pela culatra. Sábio, Sasá Fitas o desqualificou: coitado, abandonado por todos, não sabe perder. Esse empresário, se aceitasse, seria um bom político. Mostra a malícia dos homens públicos que hoje faz falta ao Estado. Realmente, na política, ganhar é fácil, perder é para poucos. Humilhado, Capitão Vieira, agora, compra passagem para o esquecimento.

Sentença de morte para novidade

Os principais dirigentes da Camargo Correa no Brasil estão presos, envolvidos no escândalo do petrolão. Dona da Alpargatas, é consenso na cúpula dessa empresa que não pode contaminá-la com os problemas da empreiteira. Sendo assim, não é possível nenhum envolvimento político da Alpargatas. Está vedado! Essa determinação está sendo baixada de norte a sul a todos os fornecedores e firmas que têm qualquer vínculo comercial com quem produz a sandália havaianas. Se nada mudar nos próximos meses, o empresário Gilmar Bender terá que desistir de sua candidatura a prefeito de Juazeiro. Ou terá que romper seus contratos com a Alpargatas para manter vivo seu sonho.

Guerra declarada à presidente Dilma

Não bastasse esse grave conflito empresarial, Gilmar Bender tem outra dificuldade: durante a campanha eleitoral, seus familiares entraram em conflito com o deputado federal José Guimarães, em um restaurante de Juazeiro. Atacaram Guimarães, ofenderam a presidente Dilma e gritaram ostensivamente o nome de Aécio. Esse fato, Guimarães não esquecerá. E o veto a sua candidatura pelo PT é, agora, do diretório regional do Ceará com o aval do diretório nacional.

Disse me disse

O pastor e radialista Francisco Fabiano era, até a última semana, aliado incondicional do prefeito Raimundão. Esse colunista foi uma de suas vítimas prediletas por mostrar fraudes na prefeitura.

O tempo passa, e a verdade vem. Na semana passada, o pastor Fabiano usou a FM Tempo para denunciar Raimundão. Acusa-o de ter tentado corrompê-lo oferecendo-lhe vantagens não republicanas.

E disse mais: alega que, por não ter aceitado, estava, agora, sendo perseguido. Engraçado é a rebeldia tardia do pastor Fabiano contra seu ex-aliado.

Oposicionista roxo, pastor Fabiano já se lançou candidato à sucessão de Raimundão, apoiado pelo ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo.

Falta apenas um detalhe nessa história: o pastor Fabiano contar a seus ouvintes o real motivo de seu rompimento com Raimundão: interesse contrariado.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instaurou, por decisão unânime, um processo administrativo disciplinar contra o juiz Demétrio de Sousa Pereira.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, afirmou em seu relatório ter havido graves violações aos deveres da Lei Orgânica da Magistratura Nacional na época em que o juiz era titular da 1ª Vara da Comarca de Barbalha.

Desculpe a ignorância, qual o interesse que o prefeito Raimundão contrariou do pastor Fabiano, a ponto dele ter se revoltado tanto e se lançado candidato a prefeito de Juazeiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário