quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Câmara debate demissões de contratados em Juazeiro

Os vereadores da Câmara de Juazeiro do Norte abordaram, durante a sessão dessa terça-feira, 1º de dezembro, a situação dos servidores contratados pela Prefeitura que devem ser exonerados. O assunto foi levantado pelo vereador Cláudio Luz (PT) que solicitou, através de requerimento verbal, a lista dos demitidos por Secretaria.

Para Cláudio Luz, as demissões devem comprometer os serviços em vários setores neste mês de dezembro. O vereador denunciou uma suposta proposta do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) para que os servidores trabalhassem sem remuneração em dezembro. Segundo a denúncia só retornaria em janeiro quem aceitasse a proposta.

A vereadora Rita Monteiro (PTdoB), confirmou ter recebido a mesma denúncia e sugeriu que o ofício com a denúncia fosse enviado ao Ministério do Trabalho em Juazeiro do Norte. A vereadora observou que falta planejamento e que a situação é ocasionada por má gestão, tanto de recursos, quanto de pessoal. “Na verdade, falta respeito ao servidor e competência a gestão,” disse Rita.

O líder do prefeito, vereador Capitã Vieira Neto (sem partido), negou as demissões em massa. Disse que houve uma reunião com os secretários em que foi solicitada uma redução nos quadros para que a Prefeitura se ajuste a Lei de Responsabilidade Fiscal e a falta de recursos. Segundo o vereador, os secretários devem enviar os relatórios e, só então, serão rescindidos alguns contratos.

Pronunciamento

Em pronunciamento, o vereador Normando Sóracles (PSL), também, abordou o assunto das demissões de servidores contratados. Para o vereador os cargos servem apenas para uso político. Segundo o vereador, setores como a Saúde serão os mais prejudicados. Normando disse que no Hospital São Lucas serão 92 demitidos e no Maria Amália mais 52.

Sobre a proposta do prefeito para que os profissionais trabalhem sem receber, para Normando, se configura em escravidão branca. Normando avaliou a atitude como covarde, por não preparar os servidores para as demissões com antecedência. O vereador afirmou ser esta uma prática de vários prefeitos que passaram pela Prefeitura de Juazeiro.

Normando defendeu readequação dos cargos e suas necessidades para se chegar a real demanda que justifique a realização de concurso público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário