quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Oposições dominam eleições nas Câmaras no Crajubar

As eleições para as mesas diretoras nas Câmara de Vereadores de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha revelaram uma tendência para as novas gestões; o domínio, pelo menos inicial, das oposições no Poder Legislativo. Com derrotas em Barbalha e Juazeiro do Norte, as bases dos prefeitos Arnon Bezerra (PTB) e Argemiro Sampaio (PSDB) devem iniciar o período legislativo buscando reconquistar a maioria.

Dos três municípios do Crajubar, apenas o prefeito Zé Ailton Brasil conseguiu eleger o seu candidato Florisval Coriolano (PRTB). A base de Zé Ailton derrotou o candidato da oposição, Dr. Maurinho por 12 a sete. Durante a eleição, na manhã desse dia 1º de janeiro, na sede do Poder Legislativo, o vereador José João Alves de Almeida, o Lunga (PSD), presidiu a sessão, por indicação do vereador reeleito Nando Bezerra (PTB) mais votado nas últimas eleições.

O novo líder da oposição, vereador Bebeto Anastácio (PTN), disse que o grupo vai atuar de forma independente e com responsabilidade. Durante discurso, Bebeto disse ao prefeito Zé Ailton Brasil que o grupo poderá salvá-lo nos momentos mais difíceis que virão pela frente. Zé Ailton parabenizou os membros da mesa e agradeceu a atenção dos vereadores, dizendo que precisará do apoio de todos.

Na Câmara de Juazeiro do Norte, a eleição revelou surpresas na montagem da mesa, motivando um clima tenso que levou a discursos fortes. O vereador Gledson Bezerra (PMN) foi eleito presidente da mesa com 11 votos. Ele derrotou o candidato da situação, vereador Darlan Lobo (PMDB). O vereador Capitão Vieira Neto (PEN), presidiu a sessão, secretariado por Gledson Bezerra.

Gledson era considerada a terceira via e acabou recebendo todos os votos do grupo de oposição ao prefeito Arnon Bezerra. Durante a justificativa do voto, Darlan Lobo denunciou compra de votos durante o processo e requereu a gravação da sessão para impetrar recurso, junto ao Ministério Público do Estado (MPCE), pedindo a suspensão da sessão e a anulação do resultado. Segundo Darlan foi oferecido a alguns vereadores a quantia de R$ 150 mil para a mudança de lado.

O presidente eleito Gledson Bezerra respondeu as acusações dizendo que a ação seria bem vinda para investigar quem realmente comprou voto proporcionado mudanças de lado. Gledson destacou o fato de jamais ter desistido da candidatura e que assume a função com a tarefa de moralizar um poder desgastado pelas recentes denúncias de corrupção. O prefeito Arnon Bezerra parabenizou a nova mesa diretora e disse esperar uma relação de alto nível com o Legislativo juazeirense.

Em Barbalha a oposição, também, venceu a eleição para a mesa diretora. O vereador Vevé Siqueira (PP) foi eleito com nove votos contra seis do candidato da situação, vereador Rildo Teles (PMDB). O resultado acabou confirmando as previsões de domínio da oposição na montagem da nova legislatura.

O presidente Vevé Siqueira disse que não iria trabalhar contra a administração, mas em prol do desenvolvimento de Barbalha. O prefeito Argemiro Sampaio disse que conta com o Legislativo para trabalhar por Barbalha.

Apesar das vitórias das oposições, os prefeitos Arnon Bezerra e Argemiro Sampaio estão otimistas de que contarão com a maioria dos vereadores para implementar suas ações administrativas.

Veja como ficaram as mesas:

Crato: Florisval Coriolano (presidente), Pedro Alagoano (vice-presidente), Pedro Lobo (1º secretário) e Tico da Serrinha (2º secretário).

Juazeiro do Norte: Gledson Bezerra (presidente), Marcio Joias (1º vice-presidente), Cicinho Cabeleireiro (2º vice-presidente), Capitão Vieira Neto (1º secretário), Adauto Araújo (2º secretário) e Jaqueline Gouveia (3º secretária).

Barbalha: Vevé Siqueira (presidente), Rosario Amorim (vice-presidente), Hamilton Lira (1º secretário) e Marcus Alencar (2º secretário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário