segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Convenções e encontros movimentam fim de semana político no Cariri


Na Barbalha o PPS tenta retornar a cena política do município encorajado pela empolgação do jovem Argemiro Sampaio Neto.

Argemiro vem de uma tradicional família de políticos e, detalhe, conseguiu reunir no mesmo evento dois pesos pesados da política local e desafetos declarados, João Ilário e Romel Feijó. O PPS, liderado por Argemiro, faz discurso pela mudança administrativa na cidade.

Que Romel faria couro com a posição estava claro, o que chama a atenção e acende a luz de alerta para o prefeito Zé Leite, é a presença do João Ilário que participa da atual administração tendo sua mulher como vice.

O PC do B, também movimentou sua base para apresentar suas novas aquisições na região. Em Farias Brito apresentou o atual prefeito Vandevelder Freitas, em Juazeiro o médico Lucildo Leite e em Crato prepara a filiação do, também, médico Valdetário Brito.

Valdetário já declarou que só se filiaria se fosse para ser candidato a prefeito. Então estaria vencida a barreira do também prefeitável Walter Brito?

Para os anúncios, realizados com encontros e reuniões vieram lideranças do partido como o presidente estadual da sigla, Carlos Diogenes (Patinhas), o deputado federal Chico Lopes e o senador Inácio Arruda.

Quanto ao Vandevelder, comenta-se que ele veio com a promessa de ser o nome que disputaria uma vaga para a Assembleia Estadual. O PC do B partiria para conquistar mais vaga de deputado estadual. É preciso observar apenas a situação do professor Antonio em Juazeiro, já que, é sabido que o PC do B é muito pragmático nas suas candidaturas. Ou seja, com a promessa de ajudar Vandevelder, cairiam por terra as possibilidades do professor Antonio de ser deputado estadual, mas isso é assunto para mais tarde.

E o Crato teve a maior visibilidade do fim de semana. Lá estiveram no Sábado cerca de dez deputados entre estaduais e federais, além de secretários de estado como Camilo Santana e Mauro Filho.

Mas a estrela maior foi Ciro Gomes que veio fortalecer a pré-candidatura do deputado Sineval Roque a prefeitura.

Outro destaque do evento ficou por conta das novas filiações do partido como Andre Barreto e Patrício Melo, vice-reitor da URCA. Sentida a falta do peemedebista Ronaldo, o que deixa claro a falta de disposição de PMDB e PSB, até agora, para conversar sobre uma possível aliança.

A demonstração de disposição ao debate ficou por conta do PT que esteve presente, tanto no evento do PMDB, final de semana passado, quanto no evento do PSB. O médico Marcos Cunha deixa claro que prefere a junção de forças e não o acirramento.

Demonstrações de força a parte, natural nesse período pré-eleição, o que foi percebido nas últimas duas semanas, é a falta de novas lideranças inseridas no debate.

O PC do B, partido conhecido na esquerda como formador de quadros, adota outra estratégia e parte em busca de lideranças já formadas, até, dentro de outras formações ideológicas, como é o caso de Vandevelder, dando uma clara demonstração da adoção de uma política de poder nessas eleições.

Na Barbalha o que fica latente é a falta de renovação, já que o PPS apresenta um nome jovem, mas remanescente de velhas praticas já experimentadas é que, também, deixaram a desejar.

No Crato, sentimos o que será o nível dos discursos nessa eleição. Pra resumir, e não me indispor, basta dizer que só escapou o do Ciro Gomes, que vale salientar, um belo discurso nos melhores moldes do Socialismo Democrático.

Na semana passada falei sobre a morte do PSDB na região e no estado, é este fim de semana só endossa o que dissemos. Parece realmente que só quem afunda com o Titanic é a orquestra e seu comandante. Os outros querem na verdade é encontrar um bote salva vidas para sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário