quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PC do B de Fortaleza: o passo e o pé


O PCdoB de Fortaleza reafirmou a intenção de ter candidato próprio à prefeitura de Fortaleza em 2012. O anúncio foi feito pelo presidente municipal do partido, Luís Carlos Paes, durante a XV Conferência Municipal do PCdoB, no domingo. A justificativa da decisão vem da direção estadual que avalia que o partido deve ser mais ousado.

O problema é que o PC do B participa diretamente do governo da prefeita Luizianne Lins (PT), com cargos no primeiro escalão. Os dirigentes descartam a posição de oposição, mas têm o entendimento de que poderiam ter contribuído mais. O que, segundo a direção do partido, não aconteceu pela dificuldade de diálogo com a prefeita.

Na verdade essa é apenas a reafirmação da tática do partido para essas eleições: mais espaços e maior influencia, junto a sociedade, para se fortalecer, principalmente, quanto vier a tona a discussão da reforma política, onde o pequeno, dificilmente sobreviverá.

No caso especifico de Fortaleza, há também a ideia é garantir a sobrevivência política do maior líder da legenda no Ceará, o senador Inácio Arruda que, quando deixar o senado poderá sem perspectiva, já que, dificilmente terá a prioridade para uma nova indicação ao senado. E as vagas de deputado federal e estadual, já estão ocupadas. Isso é claro, tudo isso, dentro de uma análise de coeficiente eleitoral percebido nas últimas eleições.

Então podemos dizer que a tática do PC do B, atende apenas a máxima do: ou amplia ou morre. Ou seja, é apenas uma questão de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário