terça-feira, 22 de maio de 2012

Camilo Santana acusado de articular contra o PT no Cariri

Segunda matéria do Jornal O Povo, jornalista Tarso Araujo, o deputado estadual licenciado e atual secretário das Cidades, Camilo Santana (PT), estaria interferindo politicamente em cidades do Cariri, deixando descontentes setores do partido. A matéria destaca que, para alguns petistas, Camilo Santana muitas vezes age mais como aliado do governador Cid Gomes (PSB) do que na defesa dos interesses do PT.

O jornalista Tarso Araujo, cita o caso de Santana do Cariri, onde “foi fechado acordo com aval de Camilo, para que o presidente do PSB, José Maia, ligado politicamente ao secretário, seja vice na chapa de Werton (Beto) Garcia (PSD), atual prefeito, reconduzido ao cargo após ser afastado pela Câmara Municipal”. O detalhe do quadro é que os vereadores que formam a bancada do PSB votaram pelo afastamento de Beto Garcia e são contrários ao acordo entre o PSB e o grupo político de Jesus Garcia, pai do atual prefeito.

O jornal diz, ainda, que o acordo entre José Maia e Beto Garcia foi fechado com aval de Camilo Santana que esteve na cidade em abril e participou de evento articulado por PSD e PSB, e disse apoiar a chapa formada por Beto Garcia e José Maia. Para a presidente do PT local, Marta Moreira, Camilo Santana se equivocou ao fazer parte da articulação e do evento. “Acho que o Camilo deveria ter conversado com o diretório do partido e com outras lideranças que o apoiaram na eleição passada, e que hoje são oposição aos Garcia,” afirmou.

A matéria confirma, também, o envio de carta do Diretório local ao diretório estadual do PT pedindo explicação de Camilo Santana e um posicionamento da direção estadual do partido.

O outro caso citado na matéria é Araripe, onde o secretário Camilo Santana vem se colocando contra a pré-candidatura do PT, e quer apoiar o prefeito Humberto Germano. Os petistas da cidade temem algum tipo de intervenção, o que, impossibilitaria lançar nome na disputa municipal.

Acordos que duram

O problema de todo esse imbróglio foi a grande articulação que formou o arco de aliança em torno do nome de Camilo na última eleição que, por acaso, o fez deputado estadual mais votado do Ceará. E como na política nada é de graça, chegou a hora de pagar a conta. E, pior, os maiores credores não pertencem somente ao PT.

Grande parte desses nomes bancados pelo aval de Camilo foram seus apoiadores na eleição passada. Agora é importante destacar que por mais que Camilo desgoste o PT, ele apenas cumpre compromissos fechados, e ai cabe ao PT aceitar ou não. No caso de Araripe, o partido bateu o martelo e decidiu que terá candidato, com ou sem o apoio de Camilo. O nome do ex-PSDB, Geovani Guedes, deve ser o indicado do partido.

Mas, o maior problema desse caso é o desgaste interno no PT. O nome de Camilo há muito já vinha sendo tratado, principalmente, pelo grupo da prefeita Luizianne Lins, como o PSB do PT. Ou seja, um articulador do governador dentro do PT. E, claro, esse é o maior impedimento do seu nome para a sucessão na capital. Agora, essa fama está se espalhando pelo Cariri, o que, pode lhe trazer dificuldades no futuro. Ou, sendo mais específico, na próxima eleição.
 
Camilo não é um quadro formado no PT. E talvez, isso faça com que ele seja sempre visto com desconfiança e como uma ameaça potencial as lideranças mais antigas do partido. E uma coisa é certa, todo esse desgaste pode comprometer seu futuro no partido. O PT é conhecido por “matar” lideranças que surjam ameaçando seus caciques. Não seria surpresa se Camilo anunciasse sua saída do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário