quarta-feira, 2 de maio de 2012

José Guimarães: “A política tem que ser feita com grandeza”

O deputado José Guimarães (PT) falou, com exclusividade ao site Miséria e Rádio Tempo FM, sobre a política de alianças entre PT e PSB no Ceará. Para Guimarães “a política tem que ser feita com grandeza. Esse é o primeiro passo para firmar boas alianças”.

Para Guimarães não se pode lançar uma candidatura sem que se tenha um projeto coerente e que contemple a maior parte da população do município. O recado foi direto ao Crato que, segundo o deputado, precisa de um grande projeto lincado com governo do Estado e, também, da presidenta Dilma. “A discussão da proposta para fazer a cidade crescer, necessariamente, tem que ter o aval dos governos estadual e federal. E nós do PT e PSB somos avalistas disso”, disse.

Sobre uma possível imposição para fechar a aliança, negociada junto com o apoio do PSB em Juazeiro, o deputado disse serem apenas conversas. Ele destacou que os pré-candidatos ainda estão trabalhando e quando chegar o momento certo serão observados os melhores e com mais possibilidades e todos fecharão em torno desse nome. “Agora, o momento é de trabalhar e deixar para junho a decisão definitiva”, disse.

Ao final da conversa o deputado Guimarães alertou para o bom andamento das conversas nos municípios entre os partidos da base.

Será só o trabalho?

Na verdade, essa é a reafirmação do bom momento vivido pela aliança do PT com o PSB no Cariri. Claro, com a devida ressalva em Juazeiro. Agora, a minha dúvida é se somente a boa colocação e o potencial de aceitação será o critério para escolher o candidato da aliança nas cidades do Cariri.

Quanto a necessidade de uma boa proposta lincada com os governos é mais que necessário, mas não podemos esquecer que é necessário o contra ponto, como principio democrático. E os governos não devem ter discriminação com a escolha desses governos, respeitando o desejo do povo.

Sobre o PT e o PSB avalizarem os projetos que passam pelos governos, acho que não é a melhor ideia. É preciso garantir a participação de todos os partidos nas esferas do poder, sob o risco de privilegiarmos uns em detrimento de outros. Democracia é participação e respeito ao contraditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário