terça-feira, 8 de maio de 2012

Vice-prefeito de Juazeiro espera uma Câmara melhor para o próximo pleito

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino (PSB), disse ao site Miséria e jornal Super Tempo, Tempo FM, que espera do próximo pleito uma Câmara melhor e que os juazeirense possam escolher vereadores mais comprometidos com as causas da cidade.

Celestino desafiou a próxima Câmara para caminharem juntos com o executivo para que a cidade ganhe com o entrosamento. Ele disse, ainda, que a relação do legislativo com o executivo tem sido conturbada e, por isso, a cidade deixar de avançar.

Sobre a sucessão municipal, Celestino disse que tem acordo com o PT, não com o prefeito Santana. “Não posso me furtar em fazer de uma aliança com um partido da base dos governos estadual e federal. A aliança em Juazeiro pode até sair, desde que eu seja o candidato”, disse.

Roberto Celestino finalizou dizendo que pretende se manter pré-candidato a prefeito e que só muda sua posição se for convencido por suas lideranças em nível estadual. Celestino acredita que essa é uma maneira de continuar trabalhando pelo povo de Juazeiro.

Sentindo na própria pele

O vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, tem motivos pessoais para falar sobre o assunto e, até, criticar a atual Câmara. Ele mesmo já foi vítima dela. Quando do afastamento do prefeito Santana pela Câmara; Celestino, também, não foi poupado e acabou afastado sem poder assumir a prefeitura.

Mas, a questão principal desse debate está no tamanho do poder exercido pelos vereadores. Eles passaram de meros fiscais do povo a juízes de gestores. E, aí, concordo com Celestino, isso acaba gerando um clima negativo e leva, inevitavelmente, ao desvio de foco por parte dos parlamentares.

Não quero aqui, questionar o papel dos vereadores, mas o que se percebe é que na atual Câmara é um confronto entre situação e oposição, o que, acaba deixando de lado a analise e aprovação de projetos importantes para a população. O confronto exacerbado entre os poderes prejudica as causas populares. O confronte pode existir, desde que não interfira no que é importante para a população.

Para se ter uma ideia, a cidade de Juazeiro está entrando num caos urbano. A infraestrutura da cidade não acompanha o seu crescimento. E essa preocupação, também, é da Câmara. E o que vemos, com elação a estrutura da cidade é, no máximo, a votação de nomes de ruas.

Na semana passada foi aprovada a ficha limpa para nomeações nos poderes executivos e legislativo. O vereador Tarso Magno foi buscar em Santa Catarina o exemplo para montar seu projeto. Porque, nossos vereadores não estão buscando e outras cidade soluções para os problemas da nossa cidade. O prefeito administra, mas a responsabilidade é de ambos os poderes. Concordo com Celestino, precisamos de uma Câmara melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário