sábado, 12 de maio de 2012

Pesquisa causa polêmica na capital


Foram muitas as intervenções e avaliações sobre os resultados da pesquisa encomendada pelo PSB e veiculada pelo Jornal O Povo. Deputados se revezaram entre defesas e acusações.

O deputado Carlomano Marques (PMDB), referendou o resultado da pesquisa dizendo que a prefeita Luizianne tem muita rejeição. “E olhe que a população não sabe como é que ela mantém a base aliada na Câmara dos Vereadores, que é feita de uma forma inescrupulosa. Tem muito mais debaixo da mesa”, acusou.

Segundo o deputado Antonio Carlos (PT), a pesquisa não beneficiou a prefeita ou os possíveis pré-candidatos do seu partido porque realizou uma análise fragmentada do contexto político. “Temos que observar como as perguntas foram feitas. Se perguntassem: ‘Você votaria no candidato do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma e da prefeita Luizianne Lins?’, tenho certeza que o resultado seria outro,” destacou.

Para o deputado Lula Morais (PCdoB), o bom índice do senador Inácio Arruda na pesquisa, é um reconhecimento positivo do povo de Fortaleza e um sinal de que os aliados devem unir-se e construir uma alternativa viável.

Já o pré-candidato, Heitor Férrer (PSB), destacou que os resultados apontados para o senador Inácio Arruda e Moroni Torgan seriam efeitos de “recall” de eleições passadas. O pedetista comemorou o desempenho eleitoral obtido.

A discussão envolveu, ainda, muitos outros políticos, tanto da Assembleia, quanto da Câmara municipal.

Contra fatos não há argumentos?

Que a polemica seria instalada, isso era notório. O que se pode é usar os números para fazer acusações sem provas, como o deputado Carlomano. As denuncias são graves e, se verdadeiras, devem ser apuradas e punidas.

Agora, o que se percebe no contexto é o PT está, realmente, em sérias dificuldades. Além de atacado de todos os lados, e por todos, a sua defesa é vazia e sem consistência. Questionar a maneira como foram abordadas as pessoas é, no mínimo, não ter o argumentar.

Que, se pode induzir o entrevistado dependendo da metodologia da pesquisa, é verdade; mas, não dá para culpar apenas pelo fracasso. O que está em jogo é uma eleição municipal e a condução administrativa da prefeita nos últimos anos, interfere de forma significativa no resultado da pesquisa. Isso é fato.

O problema é que alguns políticos fazem e desfazem e acreditam que o povo vai esquecer tão rápido. E ai, o que não podemos esquecer é o PSB está na mesma situação do PT. Ele é protagonista dessa aliança e teve os mesmo 1% do PT.

Enquanto isso, Heitor Ferrer se esbalda, como grande vencedor da pesquisa e acerta na avaliação, onde coloca que o resultado de Inácio e Moroni é resultados de outras eleições.

Já o PCdoB, imediatamente, foi a luta em busca de apoios, porque sabe que sozinho a eleição está perdida. Pelo tempo de militância e as vezes que já foi candidato em Fortaleza, ele é o grande derrotado da pesquisa. Precisava estar, pelo menos, 10 pontos percentuais à frente do segundo e isso não aconteceu.

Por fim, é importante lembrarmos as duas eleições de Luizianne Lins, onde todos apostavam no contrario e ela ganhou. Não se ganha eleição de véspera. Luizianne está abatida, mas não morta. É melhor esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário