segunda-feira, 28 de maio de 2012

Marcos Cals: “Em Fortaleza já está definido; vamos ter candidatura própria”

O ex-deputado estadual e ex-secretário de Segurança do Estado, hoje presidente estadual do PSDB e pré-candidato a prefeito de Fortaleza Marcos Cals, concedeu entrevista ao jornal Super Tempo na sexta-feira (25) e falou que em fortaleza o partido vai ter candidatura própria.

Durante a entrevista Marcos Cals falou sobre sua pré-candidatura na capital, seu posicionamento em Juazeiro, além da relação com a ex-liderança do PSDB no Cariri, deputado Manoel Salviano, e a possibilidade de volta de Tasso Jereissati ao cenário político do Ceará. Marcos Cals destacou que o PSDB tenta retomar o caminho das vitorias, já que, foi um partido que esteve durante muito tempo no poder e fez muito pelo Ceará.

No cenário estadual, Cals destacou que o PSDB está presente em 168 municípios dos 184 e deve ter candidato em 55 municípios com a expectativa de eleger de 28 a 30 prefeitos.

Marcos Cals foi eleito para seis mandatos consecutivos na Assembléia Legislativa, sendo inclusive, duas vezes presidente da casa. É filho do ex-ministro de Minas e Energia, César Cals de Oliveira Filho, que também foi governador do Estado do Ceará e senador da República.

Veja a entrevista na integra:

Madson Vagner – Sobre a capital, como estão às articulações? E o partido realmente terá candidato?

Marcos Cals – Em Fortaleza já está definido; vamos ter candidatura própria. Para isso, temos outros pré-candidatos, mas a militância tem priorizado o meu nome. Diante deste cenário eu tenho visitado bairros de Fortaleza para escutar a população e desde dezembro nós temos uma equipe de técnicos contribuindo para construir uma proposta de governos para Fortaleza com as demandas colhidas junto a população.

Lucion Oliveira – No Cariri o PSDB governa a prefeitura do Crato, mas o prefeito Samuel Araripe deve apoiar Cícero França do PV. Como o senhor analisa essa questão?

Marcos Cals – Geralmente nós respeitamos as decisões dos Diretórios Municipais. Damos autonomia, mas não quer dizer que eles não são independentes em relação ao Diretório Estadual. Mas, nós entendemos, também, que existem os entendimentos políticos locais. Então se Diretório do partido no Crato entender que não deve lançar uma candidatura própria e apoiar o candidato do PV, existe um respeito do Diretório Estadual em acatar esse posicionamento.

Madson Vagner - No Juazeiro, já foi divulgado por nós da imprensa local que o PSDB poderia apoiar a candidatura de Vasques Landim do PR. Isso está realmente está sendo conversado?

Marcos Cals – Essa foi uma conversa minha com o Vasques, que é um amigo, um companheiro. Eu me posicionei desta maneira, mas há muito não tenho mais contato com o ex-deputado Vasques.

Lucion Oliveira – E a relação com o deputado Manoel Salviano, como está?

Marcos Cals – Nós temos um respeito muito grande ao deputado Manoel Salviano. Eu entendo que quando criaram o PSD, alguns deputados e prefeitos que estavam no PSDB, mas que, já tinham um alinhamento com o governo, acabaram migrando. Nós lamentamos, por se tratarem de companheiros. Mas, com eles no partido estava muito pior. Esses deputados atuaram muitas vezes como base do governo, contrariando a posição das executivas estadual e nacional. Isso estava muito desconfortável. Então essa foi a melhor decisão para ele e para o partido.

Madson Vagner – O Sr. tem falado sobre o retorno de Tasso Jereissati à disputa eleitoral em 2014. Existe chances reais disso acontecer?

Marcos Cals – Diariamente, o senador Tasso tem atendido lideranças do interior e da capital. E esse movimento é de quem não saiu da política. Esse movimento é de quem deseja ser candidato em 2014 a algum cargo. Aí, eu sendo homologado a candidato e eleito prefeito de Fortaleza, eu iria condicionar que o senador Tasso fosse candidato ao governo do Estado, porque teríamos reais chances de ganhar a eleição estadual. Mas, independente disso, nós estamos organizando o partido para 2914, quando teremos candidato a governador, senador e presidente. Ainda não temos os nomes, mas existe a certeza que disputaremos as eleições.

Lucion Oliveira – O recadastramento feito atualmente e uma maneira de resgatar o partido? E no Cariri, quando haverá o encontro regional?

Marcos Cals – Nós temos 60 mil filiados no Ceará, sendo 10 mil em Fortaleza. Nós estamos, na verdade, atualizando esse cadastro para melhora a comunicação entre o partido, seus filiados e Diretórios Municipais. Sobre o encontro do Cariri, tínhamos previsto uma reunião onde o senador Tasso iria receber uma homenagem no município de Crato e o momento serviria, também, para realizarmos um encontro regional com todas as lideranças da região. Essa data foi adiada, mas estamos remarcando para promovermos a homenagem e o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário