quinta-feira, 24 de maio de 2012

Manifestação popular em Santana do Cariri pede fim da crise política


Aconteceu hoje (24), a partir da 8h30, na cidade de Santana do Cariri, uma manifestação popular pedindo o fim da crise política que tem se abatido sobre o município e que envolve vereadores e o prefeito.

Cerca de 1.500 pessoas foram às ruas vestidas de branco pedir aos poderes legislativo e executivo que acabem com as divergências políticas para que o município possa retomar seu curso normal. Segundo os manifestantes, o embate entre os poderes tem causado danos a população que deixa de ter acesso a serviços essenciais.

A concentração aconteceu no calçadão central da cidade e contou com a presença de estudantes, funcionários públicos e profissionais liberais. Nenhuma entidade assumiu a organização do evento que, segundo os participantes, não teve cunho político partidário. Nenhuma autoridade do município se manifestou sobre o movimento.

A vontade do povo

Isso se chama exercer a cidadania na sua plenitude. Essa é a mais clara resposta da população de Santana com relação aos últimos episódios políticos da cidade. E pelo que se ouve nas ruas a resposta maior virá nas urnas. E, é isso que realmente, espera quem quer o bem de Santana do Cariri.

Essa briga já vem desde a gestão do Garcia pai e continua com o filho. E acaba se configurando como o embate que parece não ter fim. Prefeito cassado, prefeito reconduzido ao poder. Isso tem cansado a população que acaba por demonstrar sua revolta por meio de manifestações como essa. Essa manifestação é na verdade o ponto alto do que já vem sendo discutido nas ruas.

Mas, isso só acontece graças as sucessivas reeleições de um só grupo político. O exercício da política deve ter variação, revezamento. Os cargos são públicos e não devem ser encarados como propriedade privada como, inclusive, tem acontecido em vários dos nossos municípios. Isso é maléfico ao livre exercício da democracia.

Agora o que realmente esperamos é que a população dê a resposta nas urnas, ou todo esse movimento terá sido em vão. No mais, parabéns a população de Santana do Cariri pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário