quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pesquisa Ibope mostra Inácio e Moroni empatados na capital

Matéria veiculada no Jornal O Povo de hoje (10), baseada em pesquisa Ibope, mostra que os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza Inácio Arruda (PCdoB) e Moroni Torgan (DEM) estão empatados tecnicamente, considerando a margem de erro.

A pesquisa, encomendada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB–CE), foi registrada sob número Nº 00001/2012. Ao todo, foram entrevistados 504 eleitores na capital. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os números mostram uma disputa acirrada entre o senador Inácio Arruda, com 26% das intenções, e Moroni Torgan, com 23%. Heitor Férrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), respectivamente, aparecem com 19% e 15% das intenções de voto. Renato Roseno (PSOL) alcança os 7%, e Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) têm apenas 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% e 3% se declaram indecisos. A pesquisa do IBOPE Inteligência foi realizada entre os dias 28 e 30 de abril.

A verdade dos números

A oposição é a favorita para ganhar a eleição e a briga entre PT e PSB está implodindo as possibilidades da aliança manter a prefeitura. Nesse momento, se juntar os candidatos de oposição, a eleição e ganha com tranquilidade. Moroni Torngan, Heitor Férrer e Marcos Cals, somam juntos mais de 50% das intenções. Claro que existe a quebra, mas isso não diminui as chances, principalmente, pela desestruturação da situação. A essa altura, não se sabe sequer, quem é o candidato da base aliada.

Se olharmos os números com frieza, veremos que o PT e o PSB, juntos, perdem para o PSOL de Renato Roseno. Já Inácio Arruda sozinho, como está, apesar de liderar, também, tem chances mínimas. Para piorar a situação da prefeita Luizianne, sua administração tem, segundo a pesquisa, 48% de rejeição, o que inviabiliza, qualquer que seja sua indicação.

A grande surpresa da pesquisa é o aparecimento do deputado estadual Heitor Férrer com 19%. O deputado tem feito um oposição combativa, inteligente e tranquila e isso tem repercutido no eleitorado. Ou seja, equilíbrio pode ser diferencial dessa eleição. O que, vale salientar, PT e PSB, representados, principalmente, por Luizianne e Ciro, não tem tido.

Mas, certo mesmo sobre a pesquisa é que ela deve mudar a maneira de agir de muitas lideranças que, hoje, estão inflexíveis, sob pena de ficar longe da polarização da disputa. E, caso, esse cenário se confirme, a única chance da situação e apoiar o Inácio Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário