terça-feira, 22 de maio de 2012

Candidato de oposição em Jardim deve ser decidido em pesquisa

Os partidos de oposição na cidade de jardim, já se movimentam para escolher o nome que deve representar o grupo nas eleições deste ano. Entre os mais cotados estão os vereadores Aniziário Costa (PCdoB) e Cremilda Bringel (PSD). A decisão de fazer uma pesquisa seria pela grande disputa entre os dois subgrupos e, segundo informações, a colocação na pesquisa, também, decidirá o vice.

O resultado da pesquisa deverá ser conhecido até o dia 15 de junho e os dois lados estão em plena atividade de pré-campanha. Gremilda foi a candidata derrotada nas eleições suplementares, após a queda do ex-prefeito Fernando Luz e Aniziário foi um dos vereadores mais votados na última eleição é se credencia como uma das maiores lideranças da esquerda na cidade.

Mas, além dos vereadores “favoritos”, ainda, corre por fora o nome do médico urologista, Antônio Coutinho (PR). Ele conta com o apoio de setores mais ao centro da política de Jardim e seu nome, segundo alguns analistas, não está descartado.

Um caminho difícil

É importante, antes, fazer um brevíssimo histórico. Jardim é uma das cidades mais difíceis para se fazer oposição. Fernando Luz já está no poder há mais de 20 anos sem perder eleição na cidade. Nesse último mandato, foi afastado, disputou contra o desgaste do afastamento e contra todos. Mesmo assim seu candidato, Antônio Roriz (Rorizinho), foi vencedor.

Nesse momento a grande ausência sentida no processo é do Partido dos Trabalhadores. O PT protagonizou a maioria dos últimos embates contra Fernando. Mas, suas lideranças estão desgastadas e/ou impedidas por imposições legais. Júnior Coutinho, maior liderança petista ainda explica questões relacionadas às cisternas feitas pela Fundação Casa Lima Botelho. Entidade ligada a sua família e que o impede de concorrer a qualquer cargo público. Já sua irmã a vereadora Donizete, é uma das investigadas na última operação conjunta entre Ministério Público, Tribunal de Contas e Polícia Federal. A operação investiga desvio de verba no governo interino de João Claudio.

Quanto aos dois nomes mais destacados, Cremilda leva pequena vantagem, principalmente, junto a população; mas no grupo o nome de Aniziário é mais forte. Cremilda teria se desgastado com algumas lideranças durante a última disputa. Já o nome de Antônio Coutinho pode ser efetivado independente do embate entre Aniziário e Cremilda. Antônio Coutinho é do PR de Roberto Pessoa, ou seja, oposição no município e no Estado. Mas, acredito que Antônio Coutinho espere o desenrolar das articulações para tomar a decisão. É um conhecedor da política de Jardim e sabe que sair sozinho não bom negócio.
 
Uma coisa é certa, seja qual for o nome a enfrentar o candidato de Fernando Luz terá que trabalhar muito para tomar a prefeitura; sim, porque em Jardim não se ganha, tem que tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário