quarta-feira, 11 de julho de 2012

Enquete do site Miséria mede decisão dos internautas


O site Miséria realizou enquete sobre o grau de decisão dos eleitores que visitam o portal. A enquete foi realizada entre os dias 04 e 10 de julho e participaram 605 pessoas. Os internautas responderam a pergunta: “Você já sabe em quem vai votar para prefeito e vereador?”

Dos 605 participantes, 73,30%, ou 444 votos, disseram estar decididos sobre em quem votar. Os que se disseram indecisos somam 26,61%, ou 161 votos. A enquete identificou ainda, uma maior participação de homens com 366 respostas. As mulheres participaram com 230 respostas.

Entre o público que se colocou como indeciso, 55,9% são homens e 44,1% são mulheres. Nos decididos 62,16 são homens e 37,84 são mulheres.

A enquete não possui registro por se tratar de consulta sem cunho técnico exigido para pesquisa. Seu objetivo é simplesmente promover a participação do internauta no processo eleitoral.

Decisão precoce

Na verdade, o resultado da enquete que mostra o alto índice de internautas já decididos, deve ser motivo de preocupação. Ainda estamos no início da campanha e os candidatos, sequer, apresentaram suas propostas e planos de governo. E a decisão do voto deve vir depois de amplo conhecimento sobre o candidato e o que ele defende.

O fato dos eleitores estarem decidindo muito cedo pode nos indicar certo descaso e desinteresse com o processo. Para termos bons políticos é necessário ter, também, bons eleitores. Conhecer bem as propostas do seu candidato é o primeiro passo para se tornar um bom eleitor, diminuindo, assim, as chances de erros.

É importante dizer que a enquete foi feita para internautas do site e, por isso, seu resultado deve ser analisado como pulverizado. Ela não especifica uma região. Ou seja, esse está sendo um pensamento do brasileiro, o que, pode indicar o descaso como uma tendência. E, em se tratando de Brasil, os constantes escândalos envolvendo políticos pode estar entre os motivos para essa tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário