segunda-feira, 9 de julho de 2012

PSB “histórico” apoia Elmano em Fortaleza


Motivada pelas muitas divergências internas, a chamada ala histórica do PSB de Fortaleza, resolveu romper com o candidato do partido, Roberto Cláudio, e apoiar o petista Elmano de Freitas na capital.

Segundo o ex-presidente do partido, Sérgio Novais, o rompimento se deu por perseguição dos irmãos Ferreira Gomes que não permitiram a candidatura do único candidato a vereador apoiado pelo grupo Novais. "Tiraram o nome do Almir Souza, único candidato a vereador que iríamos apoiar. É um processo de perseguição perversa de coronéis do interior. E por isso, estamos indignados e vamos seguir o nosso caminho", afirmou Sergio Novais.

A decisão abrange também a irmã de Sergio, a deputada estadual Eliane Novais.

Ambiente acirrado

Parece que a conversa entre as lideranças das duas alas, com a direção nacional, não surtiu efeito nenhum. A coisa fez foi voltar mais acirrada. Agora o que deve ser levado em conta é que o governador tem maioria no partido e a decisão do grupo Novais, pode trazer consequências ainda mais polêmicas como, por exemplo, a abertura de um pedido de expulsão.

É importante destacar que o grupo de Sergio e Eliane Novais era maioria e, mérito seja dado, ajudaram a construir o PSB no Ceará. Mas, não podemos deixar de ressaltar que eles próprios entregaram o partido. Na verdade, a possibilidade de alavancar a sigla no estado deslumbrou a então direção. O problema é que eles acabaram sendo tratorados e reduzidos a um pequeno grupo sem poder de decisão no partido.

Nesse último episódio fica clara a pouca inserção nas decisões do partido. Não conseguir o registro de apenas um candidato a vereador apoiado pelo grupo é mais que uma derrota, é uma humilhação pública. Essa derrota deve, inclusive, deixar a ala histórica com a orelha em pé. Daqui a dois anos teremos eleições estadual e nacional. Sergio e Eliane precisarão de legenda para concorrer. A dúvida é: o grupo dos Ferreira Gomes, não admite sequer a candidatura de um vereador, será que admitirá as candidaturas a deputado e deputada de Sergio e Eliane?

Para Sergio e Eliane ter mandato é de primordial importância para ter influencia e palanque na imprensa. Mas, se eles perderem isso, é quase certo o anonimato total. Portanto, sem força parlamentar e sem espaço na mídia, só restará ao grupo pedir para sair antes da aniquilação total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário