quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Câmaras do Crajubar esperam recesso e preparam fim do biênio legislativo

As Câmaras Municipais da região do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) intensificam suas ações, colocando em pauta votações importantes e viabilizando as escolhas das novas mesas diretoras. A ideia é iniciar o novo biênio (2015-2016) com a pauta limpa e as Casas Legislativas prontas para as novas gestões. A observação é dos próprios vereadores que devem se ausentar dos parlamentos, em média, 45 dias.

Nas Câmaras as discussões ganham força e caminham para uma semana decisiva entre situação e oposição. Depois de dois anos de muita polêmica as Casas Legislativas avaliam ter sido um período de polêmicas, avanços e conquistas.

A Câmara de Juazeiro do Norte teve, segundo avaliação de alguns vereadores, os dois anos mais conturbados da sua história. No período de dois anos foram três presidentes (Antônio de Lunga, Darlan Lôbo e Capitão Vieira Neto) e três vereadores (Antônio de Lunga, Ronnas Motos e Zé de Amélia Júnior) afastados das funções pela justiça. O “Escândalo das Vassouras” e a “Farra dos Consignados” ganharam a imprensa nacional.

O atual presidente, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), disse que depois de tantos escândalos, a Câmara de Juazeiro passa por um momento de tranquilidade e equilíbrio. Capitão Vieira disse que na sua gestão primou pela transparência dos gastos com as prestações de conta que mostram, inclusive, que a Casa tem saldo positivo na conta.

A Câmara de Juazeiro deve encerrar o período legislativo no próximo dia 18, com a eleição para a nova mesa diretora. No intermédio dessa data os parlamentares juazeirenses terão que finalizar uma discussão polêmica do projeto de empréstimo dos R$ 22 milhões, que já se arrasta por meses. O Projeto de Lei está tramitando em duas comissões da Casa a espera de informações detalhadas para emissão de pareceres e posterior votação em plenário.

No Crato, o presidente Luis Carlos Saraiva (PSL), disse que nesses dois últimos anos sua gestão foi a que menos gastou com material de consumo e permanente. Luis Carlos ressaltou que primou pela transparência, com transmissões das sessões ao vivo pela internet, e que procurou manter o consenso entre as partes ouvindo a todos.

Sobre as possíveis polêmicas nessa reta final de período, Luis Carlos, ressaltou que as sessões serão calmas pelo fato das votações já estarem consensuadas entre os grupos políticos. Das três maiores, a Câmara do Crato é a única que já escolheu sua nova mesa diretora. A eleição foi antecipada para o mês de maio e o vereador Pedro Alagoano assume o comando da Casa em janeiro. O legislativo cratense finalizar seu período legislativo no dia 16 desde mês.

Em Barbalha, uma série de denúncias, feitas pela oposição contra a gestão do prefeito Zé leite (PT), ainda, devem ganhar corpo na Câmara até o dia 22 deste mês, fim do período legislativo. Em uma dessas denúncias, a secretária adjunta de Saúde, Raquel Feitosa, é acusada de favorecer na compra de medicamentos mediante liminar judicial. A Farmácia São José, pertencente a familiares da secretária adjunta, já teria vendido mais de R$ 100 mil com a ajuda das liminares.

Segundo avaliação da própria oposição, para a eleição da nova mesa diretora, deve prevalecer a reeleição do atual presidente, vereador Daniel de Sá Barreto (PT). Hoje compõem a mesa o vereador Ernandes Garcia (vice-presidente), Everton de Sousa, o Vevê (1º secretário) e Cícera Bertulino (2ª secretária). A informação é que a oposição não disputará a eleição da mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário