domingo, 8 de fevereiro de 2015

Vereadores de Juazeiro derrubam convocação do prefeito

Os vereadores da base do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), derrubaram na sessão dessa quinta-feira (05), sua convocação para explicar o decreto de emergência publicado no início da semana. Segundo a publicação no Diário Oficial do Município, o decreto foi motivado pelas recentes chuvas que caíram na cidade.

Sem reconhecer a necessidade do decreto, o vereador Tarso Magno (PR), requereu a convocação do prefeito para prestar explicações. O requerimento foi colocado em destaque pelo líder do prefeito, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), e recebeu cinco votos favoráveis e 12 contrários.

Para justificar o pedido de destaque o líder do prefeito argumentou que o vereador Tarso deveria convocar o secretário de Infraestrutura e o Procurador Geral do Município e não o prefeito. Segundo Capitão Vieira, os dois são técnicos e poderiam explicar melhor o decreto e suas motivações.

O vereador Tarso Magno rebateu o argumento dizendo que os secretários de Juazeiro não respondem, sequer, os ofícios enviados pela Câmara. “Agora, imaginem uma convocação para vir a Câmara,” disse Tarso Magno, ressaltando que o prefeito vai a casamentos e funerais, mas não pode vir a Câmara dar uma explicação aos vereadores.

Tarso foi além e disse que o prefeito Raimundo Macedo vai usar os 60 dias do decreto para bater perna e fazer contratações sem licitação. “Esse tipo de conduta de contratação sem licitação é conhecida e só serve para desviar recursos,” disse Tarso.

Durante o debate, o vereador Darlan Lôbo (PMDB) disse que o prefeito deveria aproveitar a convocação para explicar o empréstimo de R$ 22 milhões. Já o vereador Cláudio Luz (PT), disse que o decreto é imoral, já que, não existem chuvas intensas.

Pronunciamentos:

Hanseníase. Durante a sessão dessa quinta-feira, o articulador Francisco Faustino Pinto, usou a tribuna da Câmara, a convite do vereador Tarso Magno, para falar sobre a situação dos doentes de hanseníase em Juazeiro do Norte. Faustino avaliou que em dois anos Juazeiro já teve oito secretários de Saúde e três coordenadores do setor de hanseníase.

Faustino criticou o fato das ações de tratamento da doença esteja centralizado no Centro de Dermatologia. Segundo Faustino, a descentralização das ações contra a hanseníase, no Brasil já é uma realidade desde a década de 70. Ele denunciou, ainda, que foram destinados R$ 325 mil pelo Governo Federal, para ações contra a doença, mas foram devolvidos por falta de projetos.

Faustino destacou que é falado para a população que a doença tem tratamento gratuito, mas na realidade é diferente. Segundo ele, o município não tem a capacidade de atender a demanda.

Academia Popular. Ainda durante a sessão, a vereadora Rita Monteiro (PT do B) fez um breve relato sobre a conquista de mais uma Academia Popular para Juazeiro do Norte. Segundo a vereadora, a academia é uma articulação do seu mandato, junto a Unimed, é será montada na Praça do Teatro Marquise Branca.

O equipamento foi entregue na manhã dessa quinta-feira, mas será montado somente quando for concluída a reforma da praça. A Academia terá 12 aparelhos que serão orientados por um educador físico, também, cedido pela Unimed.

Ao final, a vereadora agradeceu a Unimed por atender a solicitação para a parceria publico privada.

Redimensionamento. O vereador Cláudio Luz falou sobre o redimensionamento nas escolas do município. Segundo o vereador, o prefeito encontrou no fechamento de turnos, a saída para incentivar o fechamento de escolas. Para Cláudio o fechamento não aconteceu porque existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que proíbe o ato.

Claudio destacou, ainda, que não dá para tomar essa decisão sem antes falar com as comunidades. “Estão sendo separados os ensinos fundamentais do básico. São muitos alunos que devem estudar longe de casa e isso trará grande prejuízo as famílias,” disse Cláudio.

Ao final Cláudio solicitou a vinda do secretário de Educação do Município e seus técnicos para explicar os benefícios do redimensionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário