sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Coluna Chapada - Jornal do Cariri 17.12

Enxurrada de concursos no Cariri

Parece que a pressão do Ministério Público do Estado (MP-CE) sobre os municípios caririenses, em alguns casos com a realização de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para realizar concursos e demitir contratados temporários, tem surtido efeito. Na semana passada foram realizados concursos públicos nos municípios de Umari e Baixio. Estes sob responsabilidade da competente Universidade Patativa do Assaré (UPA). E já estão previstos a realização de outros concursos em Altaneira, Santana do Cariri, Brejo Santo, Tarrafas e Barbalha. A esperança é que os prefeitos e prefeitas respeitem os aprovados e os convoque para as funções. Além disso, espera-se que diminua o famoso cabide de emprego. Estamos avançando!

Justiça condena ex-prefeita de Campos Sales

Realmente, são muitos os exemplos a serem seguidos pelos novos gestores públicos do Cariri. Nos últimos meses assistimos vários casos de ex-prefeitos condenados pela justiça por mau uso do dinheiro público. O caso mais recente é a ex-prefeita de Campos Sales, Ana Maria Duarte. Ela foi condenada pela Justiça Federal a devolver R$ 54,4 mil aos cofres públicos. Motivo, não prestou contas de verba federal a ser aplicada na educação do município. Com a ex-prefeita a justiça condenou, ainda, o ex-secretário de Administração, José Lourenço Arrais, marido de Ana Maria, e a ex-secretária de Educação, Maria de Fátima Feitosa Gonçalves. Os três estão proibidos de exercer funções públicas, além de terem suspensos os direitos políticos por 5 anos. A decisão é de primeira instância e cabe recurso; mas, que fique o exemplo!

Várzea Alegre sem posto do INSS

Mesmo sendo de extrema utilidade, principalmente nos municípios menores, o INSS não tem perdoado nem pensado nos contribuintes e aposentados do Cariri. Em Várzea Alegre, recentemente o órgão fechou as portas do único Posto Avançado (PrevCidade), que só deve retornar as atividades no próximo ano. Isso, sem previsão de data. A explicação é que o prédio está sem condições estruturais para receber funcionários e usuários. Segundo a direção do INSS a culpa é da prefeitura, responsável pela manutenção do prédio e equipamentos. A prefeitura, por sua vez, diz que vai providenciar outro prédio com melhores condições. Enquanto esperam, os usuários têm que se deslocar até a cidade de Iguatu para os atendimentos. Como sempre, prefeitura e INSS, acabaram pautados pela demanda; ou seja, esperaram acontecer para resolver.

Fim de ano de articulações para Washington

Quem está com data marcada para ver as contas votadas pela Câmara Municipal é o ex-prefeito de Missão Velha, Washington Fechine. O dia 7 de janeiro de 2014 foi a data escolhida pelo presidente da Câmara, Cícero Cagece (PR), para a votação. E as perspectivas para Washington não são nada boas. As contas de governo do exercício de 2009 vieram com parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela desaprovação. O resultado é que o ex-prefeito precisa de dois terços dos votos da Câmara para derrubar o parecer. Segundo informações de bastidores, hoje, Washington não teria os votos necessários. O mais provável é que o ex-prefeito passe as festas de fim ano conversando com os parlamentares. Se alguém duvida que ele conseguirá, esse não sou eu. Washington tem serviço prestado e, ainda, é querido por muitas das lideranças que estão na Câmara. É esperar o novo ano!

Estudantes de Farias Brito “a ver navios”

Revoltados! Essa é a definição para o que estão sentindo os estudantes da Escola Gabriel Bezerra de Morais, em Farias Brito. Na sua maioria de baixa renda, os estudantes secundaristas, acabaram por solicitar um transporte público, junto a prefeitura, para fazer o vestibular do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec/Juazeiro). O transporte foi confirmado, mas, mas, mas... É verdade, acabou não chegando. Os alunos perderam a oportunidade e o que estudaram. Agora, eles devem esperar mais um ano até a realização do próximo vestibular. Se tivéssemos que definir a atitude da prefeitura em palavras, seria: descaso, desrespeito... No próximo é melhor não arriscar, não há compromisso do poder público.

Santana do Cariri com mais bairros

Pelo menos essa é a pretensão da prefeita de Santana do Cariri, Daniele Machado (PSL), e do líder do governo municipal, vereador João Paulo Cabral (PT). O vereador protocolou Projeto de Lei que torna o distrito de Inhumas, bairro de Santana. O projeto que tramita na Câmara, tem o total apoio da prefeita que foi argumentar pessoalmente com a comunidade a importância do projeto, durante Audiência Pública realizada no último dia 11, na própria comunidade. O resultado é que a comunidade do Inhumas abraçou a ideia e promete comparecer a sessão da Câmara que votará o projeto. O vereador já promete, após a aprovação desse projeto, encaminhar o mesmo projeto com o distrito de Pontal da Santa Cruz. A prefeita promete com a anexação maior infraestrutura e mais atenção do poder público municipal. Se cumprir o que promete a prefeita, será um bom negócio para os distritos.

Enquanto isso no Cariri...

... Quem anuncia mais um ano de parceria com o Pronatec, programa do Governo Federal, é a prefeitura de Milagres. Em 2013, o município foi um dos destaques do programa que oferece cursos de qualificação totalmente gratuitos. Para os estudantes, é esperar e aproveitar a oportunidade!

... Região crescendo, cidades inchando, trânsito se complicando. Essa máxima é motivo de preocupação de vários municípios. Já noticiamos iniciativas positivas de Jardim e Farias Brito. Agora é a vez de Mauriti que está instalando um conjunto de semáforos para organizar o fluxo. É por aí o caminho da organização!

... Três vereadores de Milagres foram assistir à sessão do legislativo Mauritiense. Até aí, tudo bem! O problema é que um deles, Ivan Rodrigues, disse que Milagres é, na verdade, um distrito de Mauriti. Para explicar a afirmações o vereador citou vários serviços que os milagrenses têm que se deslocar até Mauriti para realizar. Mesmo explicando, a afirmação é forte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário