quinta-feira, 2 de julho de 2015

Governador Camilo promete apoio a URCA durante posse do novo Reitor

O governador Camilo Santana (PT) aproveitou a transmissão de cargo entre reitores da Universidade Regional do Cariri (URCA), na noite dessa quarta-feira, 1º julho, para se comprometer com demandas da instituição. Camilo empossou o novo Reitor José Patrício Pereira Melo, e o Vice-Reitor, Francisco do O. Lima Júnior. Deixa o cargo a Reitora Otonite Cortez.

Durante seu discurso de encerramento do evento, realizado no Ginásio Poliesportivo da URCA, no campus do Pimenta, em Crato, Camilo disse que o governo está encaminhando a realização de concurso para professor efetivo e um estudo para a montagem do Plano de Cargos e Carreira dos profissionais técnicos da instituição.

Camilo destacou a dedicação do ex-governador Cid Gomes com a Universidade, observando, entre outros, o investimento de R$ 6 milhões em equipamentos como o Ginásio Poliesportivo e os prédios da Residência Universitária, Programa de Pós Graduação em Bioprospecção Molecular e o Biotério. Os equipamentos foram inaugurados antes da posse pelo governador.

Ao final do discurso, o governador reverenciou o papel desempenhado pela URCA no desenvolvimento regional ao congregar todos os municípios do Cariri e mais os estados do Pernambuco, Piauí e Paraíba. Camilo se comprometeu em apoiar as demandas da nova gestão e disse estar feliz pelo momento, como cratense.

URCA forte

A Reitora Otonite Cortez, deixou o cargo com um discurso forte baseado na certeza de ter feito um bom trabalho a frente da instituição. “Tenho a certeza que combati o bom combate; e para isso tive a ajuda de toda a equipe. Fortalecemos, principalmente, o processo democrático dentro da Universidade”, disse Otonite.

A ex-reitora enumerou as conquistas da sua gestão e agradeceu a todos que estiveram a seu lado nos últimos 4 anos. “É inegável o fortalecimento da URCA nos últimos anos. Crescemos em cursos, números de alunos; mas, também, em estrutura física”, observou Otonite.

Paixão e esperança

O Reitor empossado, Patrício Melo, disse que assume o cargo com paixão e esperança. Citou reitores do passado e fez uma saudação especial a ex-reitora Violeta Arraes, mencionando o papel dos gestores no desenvolvimento do Cariri.

Patrício destacou o desafio de sair da sala de aula para assumir a gestão da instituição e a grande tarefa que espera a nova equipe. “Nosso trabalho é coletivo. Ele é feito por várias mãos”, disse Patrício, prevendo que o futuro da URCA é estar entre as maiores universidades do Brasil.

O novo reitor convocou todos a fazer parte do projeto da URCA do Século XXI. “Nosso desafio é integrar ensino, pesquisa e extensão no atual processo de globalização”, disse Patrício.

O novo reitor lembrou ao governador a necessidade de um novo campus para o Crato e para as unidades descentralizadas. Patrício pediu agilidade na realização do concurso e especial atenção ao Plano de Cargos e Carreiras dos servidores técnicos.

A solenidade

A solenidade, presidida pelo governador Camilo Santana, contou com as presenças dos secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, e das Cidades, Ivo Gomes; além dos deputados estaduais Zé Ailton Brasil e Sineval Roque. Estivam presentes, ainda, os prefeitos Ronaldo Mattos (Crato), Zé Leite (Barbalha) e Ronaldo Sampaio (Nova Olinda).

Durante a transmissão do cargo a Reitora Otonite Cortez entregou as Insígnias Reitorais ao empossado Patrício Melo. O novo Reitor deve gerir a URCA pelo quadriênio 2015-2019. A solenidade marcou, ainda, a posse dos novos pró-reitores e diretores de setores e departamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário