quinta-feira, 2 de junho de 2016

Cúpula da Diocese do Crato incentiva invasão de terreno em Juazeiro

A cúpula da Diocese do Crato, ligada ao bispo Dom Fernando Panico, está sendo acusado de incentivar a invasão de um terreno em Juazeiro do Norte. Sob a liderança do advogado Hiarles Macedo, o grupo que inclui o chanceler da Cúria Diocesana, Armando Lopes Rafael, o Vigário Geral da Diocese, José Vicente, e o Padre Edmilson, pároco da Igreja da Sé, estariam por trás de um grupo de centenas de pessoas que invadiram o terreno pertencente ao empresário Francisco Pereira, proprietário da FP Empreendimentos.

O terreno, medindo cerca de 5.000 m2, localizado nas proximidades do Bairro Vila Real 2, foi invadido no dia 23 de abril, e é objeto de uma disputa judicial entre o empresário e o bispo dom Fernando Panico. O processo, que deve ter o mérito julgado em breve, percorre as instâncias do Judiciário há cerca de 3 anos e ainda espera uma decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF).

O empresário, detentor da posse da terra teve, recentemente, parecer favorável do Ministério Público federal (MPF), o que, segundo o empresário, estaria motivando os membros da Diocese, como represaria a decisão. O terreno foi comprado ao Padre Murilo de Sá Barreto (falecido), então pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, administradora da herança do Padre Cícero Romão Batista.

Documentos emitidos pelo Cartório Machado confirmam a posse da terra pelo empresário Francisco Pereira que, sobre a invasão se diz tranquilo porque tem como provar a compra. Francisco lamenta que pessoas inocentes possam estar sendo usadas como massa de manobra. O empresário já protocolou ação de reintegração de posse.

A invasão foi coordenada pelo contabilista e articulador social Francisco Gomes, conhecido como Chico Gomes. Durante os dias que antecederam a invasão Chico Gomes teria sido visto por várias vezes no Crato, em reuniões na Igreja da Sé. Na semana passada, o grupo promoveu uma carreata que partiu do terreno e foi finalizada na Diocese do Crato.

No dia 25 de abril o grupo liderado pelo advogado Hiarles, enviou ao local da invasão o Ecônomo da Diocese e pároco de Missão Velha, Joaquim Ivo, para abençoar a ação comandada pela Cúria. Antes foram feitas várias reuniões com os invasores onde são citadas o comando do advogado na ação, segundo uma gravação chegada a redação do Jornal do Cariri, para ajudar ao bispo dom Fernando Panico.

A palavra da Diocese

Em nota assinada pela sua assessoria jurídica, a Diocese diz repudiar de forma veemente, o que chamou de “aleivosias covardemente assacadas contra o Bispo de Crato, aproveitando, inclusive, a ausência deste da Diocese, na busca da recuperação de sua saúde, bastante abalada, motivada também pelas sucessivas campanhas pusilânimes e dissimuladas que vêm sendo feita há tempos e que é de domínio público em todo o Brasil”.

A nota diz, ainda, que o advogado Hiarles Macedo, proporá ações judiciais contra o acusador Francisco Pereira, pelos crimes de calúnia, difamação, injúria e, ainda, danos morais. Sobre as acusações de ser o mentor intelectual das invasões, Hiarles Macedo disse ao Jornal do Cariri (JC), que as afirmações não condizem com a verdade, mas chegou a admitir ter sido procurado pelos invasores.

Durante a conversa, o advogado, de forma deselegante, acusou o jornal de ser tendencioso e só publicar notícias contra o bispo dom Fernando. Na segunda-feira (30), o próprio Hiarles procurou a redação do JC para entregar outra nota, direcionada ao autor desta matéria, jornalista Madson Vagner, onde reafirma a inveracidade das acusações. Hiarles diz ser o maior interessado no litígio que envolve o terreno e que luta na justiça para recuperar o bem, segundo ele, pertencente à Diocese do Crato.

(Fonte: Jornal do Cariri).

Nenhum comentário:

Postar um comentário