quarta-feira, 12 de julho de 2017


Colapso. Sem alternativa, Granjeiro pode ficar sem água

Em apenas seis meses de gestão, o prefeito de Granjeiro, João Gregório, conhecido João do Povo, tem um dos maiores desafios da história do município, manter o abastecimento de água à população. Granjeiro é o segundo menor município do Ceará com pouco mais de 4,6 mil habitantes e mesmo assim está há menos de 30 dias de um colapso hídrico.

O Açude Junco, que abastece o município, está com apenas 7,56% da sua capacidade. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), este é o menor nível desde a construção do açude há 60 anos. Sem planejamento ou projeto alternativo, além de quase nenhuma articulação para atrair recursos para amenizar o problema, a gestão João do Povo, assiste a tudo sem propor uma solução.

Um comentário:

  1. Na última segunda feira dia 10, estiveram na reunião do comitê da seca o Chefe de Gabinete André Wirtzbiki, o secretário de meio ambiente Diar e o de pesca João Aquino, realizada no salão de atos da URCA, nesse momento discutimos entre outras coisas a situação de Granjeiro no tocante ao abastecimento de água. Em meio a reunião levantamos a questão de que por falta de uma gestão eficiente chegamos ao caos, fomos convidados a conversar diretamente com um diretor da CAGECE, o mesmo garantiu que viria junto com uma equipe na terça dia 11. Durante o dia 11 percorremos toda extensão do açude e visualizamos algumas possibilidades, logo após estivemos reunidos com o Prefeito João do Povo, a conversa foi direcionada no sentido de que teríamos que fazer algo concreto e que o município não aceitaria que o açude fosse exaurido por completo. Vale lembrar que nunca ficamos de braços cruzados, a imprensa esteve várias vezes em nosso município, inclusive matérias foram vinculadas desde de 2016, sempre chamamos a atenção de todos para situação do nosso manancial. O prefeito João do Povo esteve diversas vezes na capital atrás de alternativas que resolvessem o problema, conseguiu vários poços, infelizmente nem todos serão aproveitados por conta das suas vazões, daí estarmos em tudo que é lugar atrás de outras formas de atender a demanda de água. Nunca ninguém se preocupou tanto como João vem se preocupando. Agora precisamos botar a mão na massa e como parte da comunidade do município deveremos economizar água e pensar no futuro de forma mais sustentável e racional.

    ResponderExcluir