quinta-feira, 22 de março de 2018



Fora do jogo. Condenação no STJ elimina possibilidade de Rommel ser candidato

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou na terça-feira (20), a condenação do ex-deputado federal Rommel Feijó (PSDB) por improbidade administrativa. Com a confirmação, Rommel deve continuar inelegível por 10 anos pelo envolvimento na chamada Operação Sanguessuga, que investigou a máfia das ambulâncias. O assessor de Rommel, Andrey Batista, foi absolvido das acusações.

O escândalo veio à tona em 2005, através de delações premiadas de Darci Vedoin e Luís Antônio Vedoin (chefes da máfia das ambulâncias). Na época os dois apontaram o envolvimento de diversos deputados federais em negociatas de emendas e pagamentos de propinas, entre eles o então deputado Rommel Feijó.

Segundo os delatores, Rommel estava no acordo onde destinaria suas emendas para entidades filantrópicas e o grupo mafioso forneceria as unidades móveis/equipamentos hospitalares através de “licitações”. Rommel receberia uma “comissão” de 10% do total liberado.

Em 2004, o ex-deputado liberou emendas as seguintes entidades: Fundação Otília Correia Saraiva em Barbalha; Associação Comunitária Ana Roberto em Missão Velha e Sociedade Beneficente São Camilo em Crato. Vale ressaltar que as entidades não estão envolvidas no esquema.

Além da perda dos direitos políticos, Rommel terá confiscado os bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; terá que ressarcir integralmente o dano; pagará multa civil correspondente a 3 (três) vezes o valor do acréscimo patrimonial; e ficará proibido de contratar com o Poder Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário