segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Do Jornalista Madson Vagner sobre a manifestação do vereador Cláudio Luz


Caro vereador, quanto a sua afirmação de qual espécie pertence os políticos (setor da sociedade ao qual o senhor agora faz parte), deixo para que eles respondam. Mas, quero me ater ao fato noticiado. Se o senhor prestar atenção meus textos, principalmente, os denominados “curtas” se referem aos “bastidores da política”, ou seja, são na maioria baseados em informações onde seus protagonistas, no que diz respeito a fonte da informação, nem sempre querem aparecer. E a lei de imprensa me garante preservar suas identidades. É algo parecido com o que o senhor fazia, quando da atividade de policial federal, com uma testemunha que não podia aparecer. Lembra?

Tenho 14 anos de profissão e mais um tanto nos bastidores da política e, pode acreditar, conheço bem o meio e em quem confiar, diria até mais que o senhor, e jamais veicularei uma informação sem o mínimo de credibilidade da fonte. E se caso minha fonte estiver errada, terei a humildade de pedir desculpas para tentar reparar, minimamente, os danos que a informação tenha causado, como, aliás, já o fiz. Isso é ética!

Senhor vereador Cláudio Luz, Jornalismo não é somente a revelação de uma história cotidiana contada a partir de personagens nominados com papeis bem definidos e embasados em provas materiais. Se assim o fosse, jamais teria me fascinado e, lhe garanto, eu não seria jornalista. Jornalismo, senhor vereador, é análise, é crítica, é especulação, é projeção... E isso é o que fascina o leitor, o ouvinte e o espectador. É isso que coloca o cidadão comum dentro de um jogo que os senhores, políticos, fazem questão de mantê-los de fora. Lembre-se, jornalismo “engessado” não ajuda a sociedade pensar.

Mas, se mesmo assim o senhor se sentiu ofendido, minhas sinceras desculpas.

Madson Vagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário