sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Encontro de prefeitos em Fortaleza se transformou em pedido de socorro


Os prefeitos, recém-empossados, dos municípios do Ceará estiveram na capital para participar de encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A intenção era a apresentação de projetos desenvolvidos pela secretaria e disponibilizados para os municípios. Mas, o encontro acabou se transformando em um verdadeiro “muro das lamentações”.

Os prefeitos aproveitaram a presença do governador em exercício, Domingos Filho (PMDB), para reclamar falta de recursos para os municípios. Domingos Filho disse estar convencido de que o Governo Federal não fará grandes ajustes na política de repasse de verbas e demonstrou-se pouco otimista em relação à realidade financeira das prefeituras cearenses para 2013.

A situação, segundo ele, deve ser bastante semelhante a que ocorreu em 2012, com vários gestores tendo dificuldades para ajustar as contas municipais às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Domingos concluiu dizendo que os maiores vilões dessa história são os benefícios fiscais concedidos pelo Governo Federal, como a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Além de reclamarem das dificuldades financeiras, grande parte dos prefeitos ou representantes apontavam também problemas políticos como justificativa para o mau momento vivido pelos municípios. Eles reclamaram de prefeituras em estado de devastação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário