terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeitos da região Metropolitana do Cariri definem Caririaçu para receber o Aterro Sanitário


Os prefeitos dos municípios pertencentes à região Metropolitana do Cariri definiram ontem, segunda (21), em reunião no Hotel Encosta da Serra, no Crato, que a localização do Aterro Sanitário deve mesmo ficar no município de Caririaçu.

A decisão foi unanime, já que, mesmo com a vontade e a melhor condição técnica do Crato, o processo que envolve o terreno no município de Caririaçu já está bem adiantado. Durante a reunião, organizada pela Secretaria das Cidades, foram discutidas a escolha da área, custos operacionais, licenciamento ambiental e a administração do aterro.

O secretário das Cidades, Camilo Santana, adiantou que o licenciamento já foi encaminhado à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e que há uma previsão para a liberação em fevereiro.

Após a aprovação do licenciamento o aterro deve ser licitado é a previsão é que a obra deva iniciar até novembro deste ano. Camilo destacou que indefinições na escolha da área e entraves, como greve na Semace, acabaram atrasando os encaminhamentos.

Sobre a administração do aterro, o secretário ressaltou que foi importante o conhecimento de outras experiências de modelos de gestão. “A melhor forma que identificamos foi por meio de uma licitação para contratar uma empresa privada. Entendemos que não é viável que o município administre,” disse. Camilo destacou ainda que apesar de entender a terceirização como melhor modelo, quem deverá definir o modelo é o consórcio.

O projeto executivo do Aterro Sanitário faz uma previsão de custo de implantação em R$ 20 milhões, já os custos de manutenção, calculados por toneladas, devem ser distribuídos entre municípios, estado e governo federal.

Outras atividades da agenda

O secretário das Cidades aproveitou a visita e foi conhecer o início das obras governo do Estado no Crato. Acompanhado do secretário adjunto, Mário Fracalossi, e do prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, Camilo Santana conferiu in loco as obras de urbanização da encosta do bairro Seminário e a construção de conjunto habitacional que receberá as famílias remanejadas do Seminário. Foram visitadas ainda as obras do Canal do Rio Granjeiro, além do projeto Vila da Música que, segundo o secretário, terá uma nova sede.

Sobre as obras do Canal do Rio Granjeiro, o secretário observa que o governo trabalha na recuperação das áreas danificadas, mas que ações preventivas como a limpeza do canal, feita pela prefeitura, estão fazendo a diferença para segurar essas primeiras chuvas. Já sobre a resolução definitiva do problema do canal, segundo Camilo, será outra etapa definida através de um estudo minucioso da área.

Segundo o prefeito do Crato, Ronaldo Matos, a limpeza do Canal era uma ação emergencial e por isso a prefeitura assumiu os custos. Ele destacou ainda que, após essa etapa, serão recuperadas as margens com reforma da avenida e das calçadas. Mas, Ronaldo deixou claro que essa situação terá que ser resolvida definitivamente antes do próximo inverno.

O secretário Camilo Santana deve voltar no próximo mês para mais uma reunião com os prefeitos da região Metropolitana do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário