quinta-feira, 4 de julho de 2013

Depois de fechar escolas, educação de Juazeiro realiza censo escolar

O remédio sendo aplicado antes do diagnóstico do paciente. Assim podem ser definidas as últimas ações da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC). Na primeira quinzena do mês de junho a SEDUC anunciou a realização de um Censo Escolar na Rede Pública Municipal.

O trabalho denominado “Censo Escolar 2013”, teve prazo para conclusão até o dia 30 deste mês. Na informação da assessoria de comunicação, a Secretaria realizou reunião com diretores e secretários escolares para fechar detalhes do censo. Segundo a assessoria de comunicação, o objetivo foi repassar informações e discutir dificuldades que, porventura, foram enfrentadas na coleta dos dados.

A coordenadora do Censo Escolar, Joeuda Melo Oliveira, destacou a importância das escolas cumprirem o calendário previamente repassado para que não ocorram prejuízos ao município e o resultado seja o retrato fiel da situação das escolas.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), Mazé dos Santos, a iniciativa é valida, mas as informações precisam ser socializada e debatidas medidas para solucionar alguns problemas que venham existir. “Até agora, as medidas tomadas pela Secretária de Educação não obedeceram a essa necessidade de ampla discussão e isso causa polêmica. Já chamei por diversas vezes a secretária para fazer essas discussões, mas o tempo passa e nada,” disse Mazé.

O vereador Cláudio Luz (PT), que tem se posicionado contrário ao fechamento das escolas, qualificou como absurdo a realização do censo após as ações já encaminhadas. Para ele, o censo está embutido na mesma política de ataque a educação que vem acontecendo desde o início do ano com fechamento de escolas, retirada de direitos e redução dos salários dos professore. “Não tenho dúvida de que com essa política a educação de Juazeiro cairá em todos os índices de qualidade nos próximos anos,” disse.

Alguns profissionais da educação, que preferem não se identificar, consideram a iniciativa como válida e necessária. Mas, para eles, o problema é que ela vem tarde, já que, muitas ações que necessitariam dessas informações já foram tomadas pela SEDUC. A Secretaria já fechou várias escolas e creches na zona rural e urbana e já anuncia o fechamento de muitas outras, principalmente, na zona rural no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário