domingo, 20 de outubro de 2013

Câmara do Crato vota contas do ex-prefeito Samuel Araripe nessa segunda-feira

É grande a expectativa para a votação das contas de governo, exercício 2009, do ex-prefeito do Crato Samuel Araripe (PHS). As contas recebidas pela Câmara Municipal com parecer favorável do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) precisa de apenas de um terço dos votos para ratificar a aprovação também pelo legislativo.

Com sete dos 19 vereadores da Casa, tendo sido eleitos na coligação apoiada pelo ex-prefeito, a situação parecia tranquila. Mas, o quadro começou a mudar quando notícias deram conta de que o prefeito perdera parte da sua base e estaria recorrendo a uma articulação, primeiro, tendo a frente os vereadores Bebeto Anastácio (PTN) e Nando Bezerra (PTB) e depois de forma pessoal, quando passou a conversar com os parlamentares para tentar reverter o quadro.

Na última semana a situação começou a tomar outros rumos quando o próprio Samuel noticiou que estaria sendo extorquido por vereadores para ter as contas aprovadas. A entrevista causou imediata repercussão levando 14 vereadores à delegacia de Policia Civil do Crato para registrar Boletim de Ocorrência (B.O) pedindo explicações do ex-prefeito. O vereador Tiago Esmeraldo (PP), chegou a ingressar com uma interpelação judicial, contra o ex-prefeito, pedindo explicações sobre as denúncias contra vereadores.

A discussão ganhou a Câmara quando o vereador Bebeto anunciou que não votaria em nenhum projeto, enquanto a Câmara não investigasse a denúncia do ex-prefeito. O vereador tentou barrar uma votação de doação de terrenos para a instalação de cinco novas empresas no Crato. Outros vereadores o acusaram de confundir as situações e de tentar barrar o progresso da cidade. Bebeto afirma que votará orientado pelo parecer do TCM.

Segundo informações de bastidores, a suspeição levantada por Samuel agravou ainda mais sua situação, já que, vereadores que poderiam estar ao seu lado, hoje, já admitem votar contra. É o caso do vereador Darcio Luis (solidariedade) e Nando Bezerra. O desgaste teria chegado a tal ponto que, quando o único aliado assumido de Samuel, no momento, vereador Guer (PSDB), chamou um a um, os colegas para tentar ameniza a crise, teve a surpresa de ver alguns quase se despirem com o argumento de não serem gravados.

A incógnita de toda a situação é o vereador Amadeu de Freitas (PT), que cogita a possibilidade de se abster ou votar pelo parecer do TCM. Amadeu convocou parte da executiva na quinta-feira (17) para pedir orientação sobre a decisão. Recebeu como resposta que a ele pertencia a decisão. O detalhe é que a ex-vereadora Mara Guedes votou contra todas as contas do ex-prefeito, enquanto esteve na Câmara. O PT era oposição ao governo Samuel e passou os oito anos da sua gestão apontando falhas na administração.

Sobre os nomes dos vereadores que o extorquiram e a quem interessaria a desaprovação das suas contas e, segundo o ex-prefeito, estaria pagando para tal, o Samuel ainda mantém silêncio. Para o presidente da Câmara, vereador Luis Carlos (PSL), tudo não passa de especulação que devem ser explicadas após a apreciação e posterior votação em plenário. O ex-prefeito pediu informalmente espaço para defender suas contas durante a sessão, mas, não se sabe se realmente ele comparecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário