quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Polícia Federal fecha cerco a contadores envolvidos em fraudes no Cariri

A Polícia Federal (PF) de Juazeiro do Norte, em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF – Procuradoria da República), desencadeou desde as primeiras horas desta manhã de quinta-feira (10) uma operação, denominada “Pa-Dub-Dar” (contador no dialeto sumério), nas cidades de Juazeiro do Norte e Assaré.

Os agentes federais cumpriram sete mandados judiciais de busca e apreensão em nove locais, entre escritórios de contabilidade e residências de contadores e laranjas. Nos locais foram apreendidos documentos, computadores e outros bens que possam conter informações que ajudem na investigação. Foram, ainda, expedidos mandados de prisão, mas a PF não informou se eles foram cumpridos. Não foi informado, também, o nome das empresas investigadas. Sabe-se apenas que a empresa ConstruCasa (foto) é uma das investigadas.

Os mandados cumpriram solicitação da 16ª Vara Federal (Subseção de Juazeiro do Norte), em face de representação da Procuradoria da República que investiga a atuação de grupos organizados para fraudar processos licitatórios. A PF e o MPF investigam 11 empresas que atuam na região desde 2002. Segundo as investigações, até março de 2013, o grupo já atuou em 42 cidades do interior do Ceará e recebeu a importância de R$ 41.934.658,91.

Para a PF o esquema consiste em sucessivas aberturas de empresas por um mesmo grupo. A substituição da razão social da empresa acontece quando a mesma tem o nome envolvido em denúncias e/ou investigações. Segundo a PF, muda-se a razão social, mas permanece o mesmo grupo de contabilidade.

A investigação abrange, ainda, a criação de empresas de fachada que tem como objetivo único, barganhar propina durante processos licitatórios para desistirem do certame em execução.

(Foto: Michel Dantas / Agencia Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário