sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Coronel Macedo apresenta números da violência a Câmara de Juazeiro

O Coronel da Polícia Militar, Hervano Macedo Júnior, comandante do Policiamento do interior do estado, esteve na Câmara de Juazeiro, durante sessão ordinária dessa quinta-feira (24), para apresentar os números estatísticos sobre a violência na terra do Padre Cícero. O Cel. Macedo estava acompanhado do tenente-coronel Wellington Alves da Silva, comandante do 2° Batalhão de Policia Militar de Juazeiro (2° BPM).

Durante a sessão os comandantes apresentaram um mapeamento das áreas mais violentas da cidade, dias mais violentos e horários mais perigosos. No período de janeiro a outubro deste ano foram registrados 111 assassinatos no município. Os números superam em 8% os registrados no mesmo período de 2012.

Segundo o levantamento, os bairros João Cabral, Santa Tereza, Timbaúbas, Pio XII e Triângulo, estão entre os primeiros nas estatísticas da violência. Nesses bairros é preocupante a grande quantidade de homicídios registrados. Chamou atenção para estatística que coloca as segundas-feiras, como os dias que mais se mata. Segundo o coronel Macedo, o viciado, geralmente com idade entre 16 e 28 anos, consome no fim de semana e, na segunda, é morto por acerto de contas. 65% dos casos, envolvem pessoas de até 30 anos.

Para o Cel. Macedo uma das maiores causas da violência é o trafico de drogas. “A polícia sabe quem trafica, quem consome e quem assalta,” disse Macedo, ressaltando que para amenizar o problema é preciso haver um trabalho conjunto entre as Polícias Civil e Militar, com a justiça. “Só assim o combate será eficaz,” completou.

Macedo colocou como uma das dificuldades o efetivo pequeno de que dispões para o policiamento ostensivo. Hoje, o comando tem a metade dos homens que tinha a 15 anos.

Debate

Após a explanação, os vereadores fizeram perguntas e observações sobre o assunto. O vereador Normando Sóracles (PSL), disse que o problema está no Código Penal Brasileiro. Normando criticou, ainda, a afirmação do Secretário de Segurança Pública que teria dito, em entrevista, que o Ronda se acostumou a policiar com ar condicionado. Para o vereador não cabe e esse não representa o real motivo do aumento da violência.

O vereador Sargento Firmino (PRP) observou que essa é uma região difícil, por ser fronteiriça e ter um alto índice de delitos. Já o vereador Sargento Nivaldo (DEM), disse ser lamentável a redução do efetivo. Para ele, esse é um problema que tem que ser resolvido logo para amenizar a situação.

Cláudio Luz (PT) observou que o problema não de polícia. Para o vereador, o problema reside na impunidade. “A impunidade é o principal indutor da escalada da violência. Para se ter uma ideia, no Cariri a Polícia Federal (PF), já prendeu o mesmo traficante cinco vezes,” disse. Segundo ele, o judiciário não julga. Cláudio concordou ainda com o secretário de Segurança que criticou o policiamento com vidros fechados. “Esse tipo de policiamento não funciona,” disse.

O vereador Gledson Bezerra (PTB) ressaltou que a PM é quem mais faz pela segurança. “Não se encontra tal dedicação em outro órgão. É verdade que o grande número de viaturas quebradas acaba atrapalhando o trabalho,” disse. Já Capitão Vieira, destacou que o judiciário está falido, principalmente, a justiça estadual.

O Cel. Macedo concluiu respondendo que patrulhar com vidros fechados é um risco ao policial e que policiamento comunitário é contato. Sobre a defasagem de policiais, para ele é preciso aumentar, tanto efetivo, quanto o número de delegacias distritais, por sermos uma região metropolitana e que cresce a passos largos.

Violência Juvenil

O vereador Gledson Bezerra, aproveitou a ocasião e fez pronunciamento, apresentando um estudo (levantamento) sobre a situação da violência juvenil em Juazeiro do Norte.

Segundo o vereador, de janeiro a outubro deste ano, cerca de 300 adolescentes deram entrada na delegacia Regional de Policia Civil de Juazeiro por ato infracional, em 239 casos. São delitos como, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubos, assassinatos, estupros, entre outros. Segundo o levantamento, a maioria é reincidente.

Gledson apresentou ainda a situação de equipamentos de recuperação desses adolescentes. Segundo o vereador, ou estão super lotados, ou funcionando abaixo da capacidade porque o judiciário não envia os jovens. “Quem comete uma infração hoje, só vai ter sua situação analisada pela justiça em setembro de 2014,” disse.

O vereador chamou atenção para o fato de Juazeiro não ter uma Vara da Infância e da Juventude. Tudo é resolvido pelo juizado da 2ª Vara Civil. O juiz titular da 2ª Vara, Gúcio Carvalho, já requereu a implantação da Vara da Infância e da Juventude. Gledson pediu o apoio de todos os órgãos se segurança, Câmara Municipal e sociedade como um todo para encampar a luta.

(Fotos: Michel Dantas / Agencia Miséria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário