sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Câmara de Juazeiro abre debate sobre terceirização de hospitais

Os vereadores de Juazeiro do Norte iniciaram na tarde dessa quinta-feira (15), o debate sobre a possibilidade de terceirização dos hospitais públicos da rede municipal. O tema foi abordado em pronunciamento pelo vereador Normando Sóracles (PSL) que avaliou as últimas notícias sobre assunto na imprensa local.

Segundo Normando, a informação tem causado terror no meio da população. Na sua avaliação a terceirização é boa, desde que não seja em Juazeiro do Norte. Para o vereador o município não tem um bom histórico com a experiência. Além disso, citou dados que levam a crer que um terceirizado ganha menos e trabalha cerca de 30% a mais que um funcionário formal.

Ainda, durante o pronunciamento, Normando observou se o critério é terceirizar o que está ruim, então Juazeiro terá que terceirizar tudo, incluindo a Educação, a Saúde e, até, o prefeito. O vereador questionou a capacidade administrativa da atual gestão e disse que falta planejamento.

O vereador Cláudio Luz (PT), alertou para as diferenças de terceirização. Segundo ele, há a terceirização total e aquela apenas de mão de obra. Para ele, as duas formas precarizam a mão de obra e trazem prejuízos para a população e a administração. Cláudio avalia que a terceirização é uma forma de burlar a necessidade de concursos públicos.

O líder do prefeito, vereador Capitão Vieira Neto (Sem partido), observou que está sendo feito um estudo baseado nas experiências do Hospital Regional do Cariri (HRC) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Limoeiro. Segundo Vieira nada será doado à iniciativa privada e nenhum funcionário será demitido. Os concursados serão remanejados e os contratados absolvidos pela empresa.

O vereador Tarso Magno (PR) lembrou que no passado a empresa EAB recebeu em 3 anos cerca de R$ 33 milhões, deu um calote em mais de 1.200 funcionários e foi embora. Para Tarso a Câmara não pode deixar se repetir o problema.

Normando finalizou dizendo que o HRC não é exemplo de gestão e atendimento para ninguém. Segundo ele, é só perguntar aos usuários. Para Normando, caso passe, a terceirização vai continuar o cabide de emprego; mas, agora, com mais flexibilidade. Nada passará pela Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário