quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cariri e Centro Sul: MPF concorda com novas tarefas para as máquinas do PAC2

As máquinas doadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) devem ficar a disposição da população da Zona Rural para construção e reformas de açudes e barreiros que estão secos. A decisão foi tomada em reunião entre o vereador juazeirense e suplente de deputado federal, Normando Sóracles (PSL), e o procurador da República Rafael Rayol.

Durante a reunião na sede do Ministério Público Federal, em Juazeiro do Norte, na manhã desta quarta-feira (21), o vereador solicitou a flexibilização nos serviços das máquinas a fim de beneficiar a população da zona rural dos municípios do Cariri e parte do Centro Sul.

Segundo Normando, com a permissão as máquinas poderão trabalhar em açudes públicos e privados, desde que, estes sirvam as necessidades da população. Hoje as máquinas têm autorização apenas para abrir e reformar estradas carroçáveis facilitando a locomoção e o escoamento da produção da agricultura familiar.

Normando argumentou que a grande necessidade agora é água e, por isso, é preciso incluir a nova prioridade como planejamento. “Não adianta abrir estrada se o povo está é com sede”, disse Normando, ressaltando que quando chegar o período invernoso os açudes e barreiros, que hoje estão vazios, terão maior capacidade de armazenamento resistindo mais tempo sem chuva.

O procurador Rafael Rayol concordou com a solicitação, mas deve cobrar das Prefeituras, que seja feita uma programação para que não haja favorecimento político com a aproximação do pleito eleitoral. A ideia é que todos possam agendar horas de trabalho das máquinas em terras públicas ou privadas. A medida deve favorecer os 45 municípios, sobre a abrangência da Procuradoria da Republica (Juazeiro – Iguatu).

Até o mês de junho deste ano 95 municípios cearenses já haviam decretado situação de emergência em decorrência da estiagem. Os municípios com o reconhecimento do Governo Federal, foram incluídos nas ações de combate a seca como a Operação Carro Pipa, a instalação de poços, o pagamento do Bolsa Estiagem e a montagem de adutoras de engate rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário