quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Secretaria de Saúde nega privatização dos hospitais públicos de Juazeiro do Norte

A secretária de Saúde Juazeiro do Norte, Marcleide do Nascimento, negou a informação de que a rede hospitalar do município esteja em processo de privatização. Em entrevista ao site Miséria, a secretária disse que há uma analise dos técnicos da Secretaria sobre a viabilidade de dividir responsabilidades com o poder público.

Marcleide fala em terceirização dos serviços e cita como exemplos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Limoeiro e o Hospital Regional do Cariri (HRC). Para a secretária o que está sendo estudado é a possibilidade de co-responsabilidade dos serviços para promover a diminuição dos custos e melhorar os atendimentos.

Outro objetivo da terceirização seria desafogar o HRC, com os atendimentos de baixa e média complexidade. “Precisamos melhorar nossos serviços para proporcionar maior abrangência do Hospital Regional, na sua meta que são s atendimentos de alta complexidade,” disse Marcleide.

A secretária alerta que, caso seja implantado, o projeto não eliminará o fator público dos atendimentos. Ela garante que os equipamentos de saúde continuarão sendo financiados pelo Sistema Único de Saúde, portanto, totalmente gratuito. “A ideia é melhorar o atendimento, sem onerar os cofres do Município. Os recursos do SUS serão repassados para uma empresa que se responsabilizará pelo atendimento,” observou a secretária.

Uma equipe da Secretária já visitou experiências semelhantes em São Paulo. Apesar das visitas, a secretária garante que nada está definido e que será feito o que for para a população de Juazeiro. Caso seja decido a terceirização, a transição será feita aos poucos. O primeiro equipamento a receber o serviço será o Hospital e Maternidade São Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário