sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Região do Cariri debate violência contra mulher

A violência contra a mulher será debatida nesta sexta-feira (16) na Região do Cariri. Considerada a região mais violenta contra a mulher, em todo estado do Ceará, o Cariri passa a sediar o “Observatório de Violência Contra a Mulher”. O novo órgão instalado no Crato é uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus).

Segundo a Central de Atendimento à Mulher do Cariri, pelo menos 220 mulheres foram mortas em municípios da região nos últimos dez anos. Também serão instalados nesta sexta-feira, o Núcleo de Prática Jurídica e a Comissão de Direitos Humanos (CDH-URCA), que junto com o Observatório, funcionarão nas instalações da Universidade. O secretario de Justiça e Cidadania do Estado, Dr. Hélio Leitão deverá comparecer à solenidade de instalação dos novos equipamentos.

A agenda da Marcha Mundial de Mulheres (MMM) realiza, durante o dia, no município de Barbalha o seminário “Seguiremos em Marcha pelo fim da violência em nossos corpos e territórios”. O evento será realizado no Cine Teatro Neroly Filgueiras, como parte da programação da 4ª Ação Internacional.

Mesas redondas e oficinas compõem a programação do seminário, que contará com a presença de Nalu Faria,  coordenação nacional da MMM. Por fim, um ato percorrerá as ruas de Barbalha, denunciando o machismo, a violência contra a mulher e visibilizando a luta cotidiana das mulheres que resistem ao agronegócio em seus territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário