sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Investigação. Chegou a vez de Renan, Sarney e Jucá

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou nessa quinta-feira (09), a abertura de inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney, além do ex-presidente da Transpetro e ex-senador, Sérgio Machado. Eles são acusados de tentativa de obstrução da Operação Lava Jato.

A decisão de Fachin, atende ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Procurador afirma que os peemedebistas formam uma “quadrilha”. A afirmação é feita com base na delação premiada de Sérgio Machado e nas gravações ligações telefônicas dos três senadores e o ex-presidente.

Nos diálogos Sarney, Renan e Jucá fizeram comentários que demonstravam suas intenções de brecar as apurações da Lava Jato. Sarney e Renan buscavam alternativas para influenciar o então relator da operação no STF, Teori Zavascki, enquanto Jucá foi ainda mais direto: falou em “estancar essa sangria”.

“É chocante ouvir o senador Romero Jucá admitir, a certa altura, que é crucial ‘cortar as asas’ da Justiça e do Ministério Público, aduzindo que a solução para isso seria a Assembleia Constituinte que ele e seu grupo político estão planejando para 2018”, ressalta Rodrigo Janot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário