quarta-feira, 13 de setembro de 2017


PF desarticula quadrilha que fraudava licitações no Ceará

A Polícia Federal (PF) está nas ruas do Ceará com a Operação Fraternidade. Os agentes federais cumprem mandados de prisão e busca e apreensão contra organização criminosa especializada em fraudes em licitação e no desvio de verbas públicas. O grupo atuava em vários municípios cearenses e em outros Estados.

Na investigação tem como base levantamento da Controladoria Geral da União (CGU), que detectou vinculo dos investigados com dezenas de pessoas jurídicas. Eles estão presentes em 68 empresas que receberam verbas públicas de 171 municípios cearenses. São investigados crimes de organização criminosa, crimes da lei de licitações, falsificação de documentos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a investigação, somente entre janeiro de 2002 e março de 2013, o grupo teria recebido mais de R$ 380 milhões. A quadrilha agia com rodízio das empresas para não chamar a atenção das autoridades. O dinheiro era desviados através de superfaturamentos e inexecuções dos contratos.

Estão sendo cumpridos 52 mandatos, sendo 45 judiciais, nove prisões temporárias, 24 buscas e apreensões, 12 conduções coercitivas e sete de intimação. Os mandatos foram expedidos pela 11ª Vara Federal de Fortaleza. Os nomes dos investigados e os municípios onde atuavam, ainda, não foram divulgados pela PF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário