segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Retrospectiva: escândalos na política e muita violência marcaram o ano de 2014 no Cariri

O ano começou com intervenção da justiça nas Câmaras das maiores cidades do Cariri. Em Juazeiro, foi determinada nova eleição para a mesa diretora, após afastado dos vereadores Antônio de Lunga (presidente) e Ronnas Motos (tesoureiro). Eles estavam envolvidos no “Escândalo das Vassouras”. A Câmara conheceria seu terceiro presidente em pouco mais de um ano.

No Crato, cinco vereadores eram afastados acusados de cobrança de propina para desaprovar as contas do ex-prefeito Samuel Araripe. No decorrer do ano os processos foram sendo arquivados. Em Barbalha, vereadores denunciavam demissões em massa dos contratados.

Em vários municípios do Cariri prevaleceu a atuação do Ministério Público (MP) sobre licitações fraudulentas e desvio de dinheiro público, culminando no afastamento de gestores. O destaque ficou por conta da prefeitura de Santana do Cariri que comprou mais de uma tonelada de colorau para merenda escolar.

Mas, as notícias da política, também, passaram por fatores positivos. Foram várias as discussões, encontros e debates sobre o desenvolvimento regional. Prefeitos, secretários e a sociedade pensaram o Cariri. Outro destaque foram as consecutivas vindas do ex-presidenciável, Eduardo Campos, falecido tragicamente. Ele recebeu títulos de cidadão e homenagens em Juazeiro e Barbalha.

Mas, a atenção da região se voltou para a disputa ao governo do Estado, polarizada por dois filhos do Cariri. Eunício Oliveira (Lavras da Mangabeira) e Camilo Santana (Crato) fizeram uma das eleições mais disputadas dos últimos anos. E o Cariri foi decisivo ao eleger Camilo com mais de 200 mil votos de diferença.

Greves e movimentos

O ano de 2014 foi um ano de muitas greves. Crato, Juazeiro, Barbalha e Nova Olinda lideraram o descontentamento dos professores. Em Juazeiro, além da greve, alunos, pais e professores saíram às ruas para barrar o fechamento de escolas. No ensino superior os professores da URCA ainda continuam em greve.

Vivemos um ano de intensas reivindicações, onde ganhou destaque as constantes mobilizações pela ampliação do Aeroporto Regional do Cariri. Prevaleceu a união de todas as forças políticas. E mais um ano de greve dos bancários param o Cariri e o Brasil.

Esporte e Saúde

No esporte, o craque Zico veio a Juazeiro para a despedida do jogador Ronaldo Angelim, no Estádio Romeirão. A nota triste do esporte caririense, foi o rebaixamento do Icasa para a terceira divisão do campeonato brasileiro.

O apagar das luzes de 2014 trouxe a tona uma dura realidade, a saúde da região está UTI. Depois de Juazeiro ter fechado hospitais e enfrentar várias denúncias de sucateamento da rede de saúde, em dezembro foi a vez de Barbalha suspender atendimentos e enfrentar ameaças de fechamento de hospitais que hoje são referencias.

Violência

Com reação a violência, o ano foi marcado por muitos assassinatos e fugas de penitenciárias. Só no Crato foram duas as fugas da cadeia pública. Em Juazeiro as estatísticas apontam 156 assassinatos, até o dia 31 de dezembro.

Aqui, testemunhamos chacinas de menores infratores no Juazeiro e onda matança no Crato. A princesa do Cariri viu, em menos de 24 horas, 9 assassinatos depois da morte de um policial militar.

Nos últimos dias do no Lavras da Mangabeira, ganhou destaque. Primeiro com o suicídio do vice-prefeito Isac Aristides. Dias depois, a ex-prefeita, Dena Oliveira, e o seu marido, José Maria, foram baleados por um funcionário do casal, identificado como João Beato. O funcionário acabou tirando a própria vida.

Dena é irmã do senador Eunício Oliveira e mãe do deputado estadual Daniel Oliveira. O casal foi atendido no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e sobreviveram.

No resumo da história, vivemos um ano de muita turbulência. Mas, o ano deve ficar marcado pela morte de um dos personagens (reais) mais famosos no Nordeste. 2014 foi o ano da morte de Seu Lunga e, por isso, deve deixar saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário