quinta-feira, 23 de abril de 2015

Audiência Pública debate situação caótica no Fórum de Campos Sales

A Câmara de Vereadores de Campos Sales realizou na manhã dessa quarta-feira (22), uma Audiência Pública para discutir a elevação da categoria da Comarca local. Participaram do evento, além dos vereadores, representantes do Poder Judiciário, Prefeitura, Ministério Público do Estado (MPCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Crato) e sociedade civil.

O evento, realizado no Centro Social Urbano local, teve a iniciativa do vereador José Solano Feitosa. Segundo informações do próprio fórum, a Comarca vivencia uma situação caótica. São mais de 4 mil processos à serem analisados por apenas três servidores.

A Comarca de Campos Sales atende, ainda, ao município de Salitre, dispondo de apenas um Oficial de Justiça. Cerca de 60% dos processos estão parados ou tramitam com lentidão. Entre os outros problemas enumerados durante o evento, foi colocada a falta de gestão e de recursos.

O representante da OAB-Crato, Anderson Feitosa, defendeu a criação de uma Lei que regulamente o duodécimo para o poder Judiciário, como acontece com o Poder Legislativo. E o promotor do MPCE, em Campos Sales, Gleidison Pereira, observou que a Comarca tem todos os requisitos para ser elevada a Intermediária. O promotor reforçou que os servidores estão trabalhando em condições de esgotamento física e mental.

O Prefeito Moésio Loyola, sugeriu a criação de uma comissão para encaminhar as propostas. Moésio defendeu, ainda, a criação de uma campanha publicitária para chamar a atenção para o problema. “O nosso grito aqui, chega como um cochicho no Tribunal de Justiça. Precisamos gritar lá. Vamos chamar atenção onde queremos ser ouvidos”, disse Moésio.

A comissão será formada durante sessão ordinária da Câmara Municipal. Como primeira atribuição, a comissão deve traçar as próximas ações.

(Com informações e fotos de Amaury Alencar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário