sexta-feira, 29 de maio de 2015

Crítica: “Reforma política precisa servir aos interesses da democracia”, diz Guimarães

O deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo na Câmara, concedeu entrevista nessa quinta-feira (28), onde criticou a aprovação de parte da Reforma Política. “A Reforma política precisa servir à democracia, não pode ser uma reforma que sirva apenas para vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e presidente”, disse Guimarães.

Para Guimarães, a população exige a “moralização da vida partidária” e o fim da corrupção eleitoral. O líder do Governo salientou que a opinião da sociedade civil não foi levada em conta na votação que permitiu doações empresariais aos partidos políticos. “Houve pouca discussão com entidades representativas, como a CNBB e a OAB”, declarou Guimarães.

A bancada do PT na Câmara considera a possibilidade de entrar com mandado de segurança contra a aprovação de doações empresariais apenas para os partidos políticos. Os petistas alegam que houve uma quebra de acordo e que não foi obedecido o Regimento Interno da Casa.

Para José Guimarães, a emenda aglutinativa deveria ter sido inadmitida. Isso é o que manda a boa prática legislativa e o regimento”, comentou Guimarães. A matéria será votada em segundo turno e, ainda, precisa ser apreciada e votada pelo Senado. Para Guimarães muita coisa pode acontecer, inclusive, novas alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário