quinta-feira, 28 de maio de 2015

MPF apresenta relatório da intervenção na saúde de Juazeiro do Norte

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou, nessa quinta-feira (28), relatório sobre a intervenção na Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte. A primeira fase da auditoria aconteceu de 14 de abril a 26 de maio, última terça-feira. A audiência pública aconteceu no auditório do Colégio Paraíso.

Nessa primeira fase dos trabalhos, o MPF nomeou como auditora a professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), doutora em saúde pública, Ângela Oliveira Carneiro. A auditora apontou, entre outros, problemas na distribuição dos remédios e a falta de controle dos recursos financeiros.

Durante a audiência pública, o procurador federal Rafael Rayol, apontou problemas na gestão da saúde e sugeriu ajustes para o bom funcionamento do setor. Rafael Rayol falou em desordenamento e desvio de função hospitalar. Ele citou os casos dos hospitais Maria Amélia e Tasso Jereissati, como exemplo.

Entre as sugestões para correção dos problemas, o MPF sugeriu a reestruturação do sistema de saúde do município, com a reabertura de hospitais, reforma nos setores, além de capacitação de profissionais e, até, mudanças em cargos estratégicos. Para a auditora, esses são alguns caminhos para driblar a má gestão da saúde em Juazeiro.

O prefeito Raimundo Macedo, presente ao evento, não ficou calado diante das muitas criticas. Ele disse que toda essa situação, identificada pelo MPF, é motivada pela falta de recursos que deveriam vir do Governo Federal.

Na verdade, a defesa teve pouca repercussão. Certo mesmo é que o prefeito terá seis meses para fazer as correções. Isso, sob pena de enfrentar ação de improbidade administrativa movida pelo MPF.

(Foto: Site Miséria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário