quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Câmara de Juazeiro discute planejamento urbano

A Câmara de Juazeiro do Norte discutiu, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (24), a temática do Planejamento Urbano e a Administração Pública na Região do Cariri. Para o desenvolvimento do tema, usaram a tribuna da Casa, os professores do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Joelmir Pinho e Diego Coelho.

O professor Joelmir falou sobre o desenvolvimento urbano, principalmente, o constante crescimento das grandes cidades. Segundo o professor, 84,3% da população brasileira é urbana. No caso de Juazeiro do Norte, o número ultrapassa os 90%. “Desde 2001, o Brasil conta com o Estatuto das Cidades, mas a maioria dos municípios, sequer, adequou seus planos diretores ao Estatuto,” ressaltou Joelmir.

O professor Diego, observou que Juazeiro é a centésima cidade do Brasil, mas ainda enfrenta graves problemas urbanos. Para ele, não adianta crescer economicamente, mas, sem sustentabilidade. “Temos ruas sem pavimentação, esgotos correndo ao céu aberto e canteiros que só servem para crescer mato,” disse.

Diego observou que esses são, apenas, alguns exemplos dessa falta de planejamento urbano. Para os professores é preciso que a Câmara tome a frente dessas discussões e se torne protagonista das pautas positivas junto à mídia.

O debate

Após a exposição do tema, pelos professores, os vereadores promoveram o debate sobre a explanação.

Segundo o vereador Normando Soracles (PSL), as mazelas de Juazeiro, acabam impedindo um maior crescimento econômico por inibir a atração de mais investimentos privados. Já o vereador Cláudio Luz (PT), ressaltou que é impossível planejar tendo sucessivas trocas de secretários na administração municipal. Para ele, em Juazeiro não se faz gestão pública; sim, política usando a gestão, a máquina.

Para o vereador Tarso Magno (PR), todos conhecem os problemas, mas, faltam iniciativas para resolvê-los. Resta que cada um monte uma agenda positiva para cobrar por essas ações e, assim, resgatarmos o respeito junto à população. Para o vereador Gledson Bezerra (PTB), empreender técnico na administração pública parece tentar misturar água e óleo. “A critica precede a ação. Ouvimos a critica, agora é preciso andar no rumo da ação,” disse Gledson.

Já o vereador João Borges (PRTB), não concordou com a afirmação de que a Câmara só gera pauta negativa. Ele exemplificou que nos primeiros oito meses de mandato já fez mais de 70 requerimentos e ofícios pedindo melhorias para o município. O presidente da Câmara, vereador Darlan Lôbo (PMDB), reforçou dizendo que ainda em 2005, fez pronunciamento defendendo que a capacidade técnica e, consequentemente, a qualificação em gestão pública começasse pelo prefeito municipal.

Ao fanal os professores falaram sobre a Semana Acadêmica do Curso de Administração Pública, que acontece no campus da UFCA, e suas discussões e estudos. Normando propôs uma visita ao curso para debater mais a fundo o tema. E Gledson sugeriu uma parceria entre a Câmara, o Governo Municipal e o Curso de Administração Pública da UFCA.

(Foto: Michel Dantas / Agencia Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário