sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vereador diz que a saúde de Juazeiro é uma vergonha

O vereador Normando Soracles (PSL), fez pronunciamento na sessão ordinária dessa quinta-feira (19), sobre a situação da saúde de Juazeiro do Norte. Para ele, a situação é mais que preocupante, ela já de calamidade.

Durante o pronunciamento o vereador disse que visitou alguns hospitais da cidade é se surpreendeu com a situação. “Desde que assumi a cadeira de vereador estou visitando Escolas, PSFs e Hospitais de Juazeiro. E nada me assustou tanto como a visita que fiz ao Hospital São Lucas. O estado em que se encontra o hospital é uma vergonha,” disse Normando.

O vereador chamou atenção para o fato de o município ter sido administrado, tantas vezes médicos e o problema persistir. “O que parece que o ex-prefeito nem passou por lá,” ressaltou, lamentando que o atual não é diferente, já que, está no segundo mandato sem resolver o problema.

Normando denunciou que no hospital não existe, sequer, uma pia para fazer assepsia nas mãos das enfermeiras. O vereador, falou ainda que o banheiro está interditado, e falta “papel e vassoura”. “A geladeira é emprestada por uma médica que, inclusive, já foi demitida pela atual gestão,” ressaltou, comparando que nem os banheiros da cadeia pública é tão “seboso”.

Sobre a antiga UTI Neonatal, que já foi referencia, foi deslocada para outro hospital e, com o espaço em reforma, ela continua funcionando junto com o berçário, o que, segundo o vereador significa um risco de contaminação para as crianças saudáveis.

Ainda sobre a estrutura física do hospital, o vereador disse que “o calor é infernal e a quantidade de muriçocas é uma vergonha”. Ele disse ainda que os lençóis são imundos, infectos. Foi denunciado ainda que os funcionários estão sem receber insalubridade.

Para o vereador o hospital São Lucas está asfixiado, morrendo. “Pelo amor de Deus salvem o São Lucas. Pra se ter uma ideia, a mesa do parto, ainda, é do tempo do prefeito Mauro Malzone,” disse.

Sobre os PSFs, o vereador disse que a situação é exatamente igual. Segundo ele, falta papel para prescrever.

Repercussão

O vereador Cláudio Luz (PT), reforçou que a saúde de Juazeiro não existe. “É melhor fechar a secretaria de Saúde, por que existe saúde pública em Juazeiro do Norte,” disse Cláudio. Para ele, é preciso que o prefeito diga o que acontece com as obras que receberam recursos e para tem ido o dinheiro do governo federal.

O vereador Tarso Magno (PR), disse que a indignação é de todos os vereadores. “participei de uma Audiência Pública há alguns dias e fiquei sabendo que Juazeiro não tem, sequer, um hospital credenciado pelo SUS e, por isso, perdemos por mês R$ 6 milhões que seriam repassados aos nossos hospitais. O dinheiro volta para o governo federal,” observou Tarso.

Segundo a vereadora Mara Torres (PPS), a cada troca de secretários são feitos novos requerimentos pedindo a melhora do São Lucas e nada é resolvido. “Pedimos que fossem construídos, no mínimo, 50 leitos para recuperação de cirurgias eletivas, mas nada foi feito,” disse.

O vereador Sargento Nivaldo (DEM), líder do prefeito, disse que a licitação já foi feita é que a reforma do São Lucas deve ser iniciada nos próximos dias. Nivaldo pediu que o vereador Normando continuasse com as visitas que, estaria ajudando a administração a corrigir as falhas.

Outros vereadores se pronunciaram favoráveis ao pronunciamento e colocando a disposição para somar no tensionamento político, com articulações junto aos deputados votados na cidade para que conduzam verbas para minorar a situação precária em se encontra a saúde.

Normando agradeceu, e disse que vai continuar fiscalizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário