quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Reunião define nomes para Comissão Processante que terá 90 dias para investigar

Os vereadores líderes dos partidos, representados na Câmara de Juazeiro do Norte, estiveram reunidos nessa quarta-feira (11), para definir os nomes que comporão a Comissão Processante que vai apurar os atos denunciados contra o presidente afastado Antônio de Lunga (PSC).

O encontro dos lideres teve início às 16 horas na sala de reuniões do anexo da Câmara, onde foram escolhidos os nomes dos vereadores Sargento Firmino (PRP), como presidente da Comissão, Rita Monteiro (PTdoB), como secretária, e Tarso Magno (PR), como relator.

Segundo o presidente Darlan Lobo, a comissão iniciará as investigações de imediato, com prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos que pode levar a cassação do mandato do vereador Antônio de Lunga. O vereador Ronnas Motos, tesoureiro, também afastado pela justiça, não é citado na denúncia.

O detalhe da denúncia aceita pela Câmara, na sessão de terça-feira (10), é que ela afasta, independente da justiça, o vereador Antônio de Lunga das funções parlamentares pelo mesmo prazo de 90 dias.

A partir de agora a Comissão deve fazer oitivas, convocando partes e testemunhas para colher depoimentos; além de analisar documentos, materiais e arquivos digitais sob o poder da Polícia Civil.

A ocupação da Câmara

O outro assunto abordado foi a situação em que se encontra a Câmara Municipal, ocupada por manifestantes desde a última terça-feira. O presidente informou os vereadores sobre as reivindicações feitas pelos ocupantes, durante encontro com o grupo, na manhã dessa quarta-feira.

Segundo Darlan, foi solicitada audiência para hoje, quinta-feira (12). Darlan deixou a decisão para os vereadores líderes, que confirmaram a audiência para as 15 horas, durante a sessão ordinária da Câmara. Os manifestantes desocuparão o plenário e será aberto espaço para quatro deles se pronunciar na tribuna.

Para a audiência, serão convidados os titulares das pastas da Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura. As presenças dos secretários foram uma solicitação dos manifestantes. O objetivo, segundo eles, é fazer com que os secretários ouçam as reivindicações e digam o que pode ser feito para atendê-las a curto, médio e longo prazo.

Não foi informado se os manifestantes deixarão a Câmara depois da audiência.

(Foto: Michel Dantas / Agência Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário