domingo, 8 de setembro de 2013

Sete de setembro sem autoridades políticas em Juazeiro

Quem foi assistir ao desfile de 7 de setembro, na Avenida Castelo Branco, percebeu a ausência de autoridades políticas no palanque oficial. Nem o prefeito Raimundo Macedo (PMDB), nem os vereadores, nem os deputados com base eleitoral no município, acompanharam as comemorações ao Dia da Independência do Brasil, na terra do Padre Cícero.

A ausência das autoridades foi motiva por protestos convocados nas redes sociais e que reuniu cerca de 400 pessoas, na sua maioria estudantes. O prefeito Raimundo Macedo, acompanhado do vereador Capitão Vieira (PTN), até compareceu, mas acabou abandonando o palanque quando foram iniciadas as manifestações.

A partir das 9 horas, o grupo de manifestantes interrompeu o desfile na altura da Avenida Castelo Branco com Rua José Marrocos. A paralisação atrasou os desfiles por cerca de meia hora. A avenida só foi liberada após negociação, que teve a frente o Capitão Guedes, da Polícia Militar (PM).

Quando soube do início dos protestos, prefeito e vereador se retiraram. Os manifestantes gritavam palavras de ordem pedindo a saída do prefeito Raimundo Macedo e exigindo justiça por parte do TRE. O prefeito de Juazeiro responde processo de cassação de mandato por compra de voto.

Os manifestantes trouxeram, ainda, vassouras para lembrar o caso que envolve o presidente da Câmara, Antônio de Lunga (PSC). Os protestos atingiram a frente do palanque, mas permaneceram por apenas 3 minutos.

Após a liberação da área do palanque, houve confronto entre manifestantes e Guardas Municipais. Há denúncias de excessos cometidos pelos guardas municipais. Três manifestantes foram detidos na delegacia da Polícia Civil, mas liberados em seguida.

Além do vereador Capitão Vieira, apenas o vereador Cláudio Luz (PT), visto entre os manifestantes, compareceu ao desfile, mas não esteve no palanque.

(Foto: Agência Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário