quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Promotora quer explicações sobre a troca dos delegados de Juazeiro

A promotora do Ministério Público do Estado (MP-CE), Comarca de Juazeiro do Norte, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, enviou ofício ao Procurador Geral de Justiça, Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, solicitando o acompanhamento da decisão que transferiu três, dos quatro, delegados que investigavam o caso das vassouras na Câmara Municipal.

O pedido foi feito na manhã dessa terça-feira (24), após tomar conhecimento pela imprensa local do acontecido. A promotora avaliou como estranha a decisão de mudar três delegados de uma vez. O MP também investiga o caso e junto com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), têm interagido, através da socialização de provas, com a Polícia Civil.

Na tarde dessa terça-feira, antecipando reunião que aconteceria nessa quinta-feira (26), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), divulgou como ficará a Delegacia Regional de Juazeiro e o destino dos três delegados transferidos. O delegado Titular da Regional de Juazeiro, Tenório de Brito, deve assumir a delegacia de Missão Velha; Levi Leal, responderá por Caririaçu e Marcos Antônio seguirá para Jardim. Em seus lugares assumem os delegados Rafael Mota Amaral, Cícera de Jesus Santos Araújo e Denis Leonardo Ferraz da Silva.

Segundo as últimas informações, o inquérito já teria sido concluído pela Polícia Civil e o resultado entregue ao MP. Os delegados só entrariam no caso novamente, caso, fossem solicitadas novas diligencias.

Repercussão da transferência

Apesar da notícia de conclusão dos trabalhos pelos delegados da Polícia Civil, é grande a repercussão das transferências na Região do Cariri.

Na sessão da Câmara dessa terça-feira (24), o vereador Danty Benedito (PMN), usou a tribuna para fazer pronunciamento sobre o assunto. O vereador disse estar indignado com as transferências dos delegados. Para Danty, o que chama a atenção é que dos 180 municípios do Ceará, as primeiras transferências aconteceram justamente no Juazeiro. O vereador chegou a sugerir que houve manobra política e qualificou a transferência de vergonhosa.

O vereador Cláudio Luz (PT), disse que as transferências mostram, apenas, como é impossível que a Polícia Civil investigue políticos. Ele chamou a atenção para o fato de Antônio de Lunga e Ronnas não serem os únicos investigados e que os delegados saem antes da conclusão total do inquérito. “Quando se trata de políticos e os delegados chegam perto do fim, eles são transferidos. Continuamos empurrando a sujeira para debaixo do tapete,” disse Cláudio.

O vereador Gledson Bezerra (PTB), disse que vai conversar com os três delegados e, caso, sinta que houve injustiça ou tentativa de abafar as investigações em curso, não vai se calar. Enquanto que o vereador Normando Soracles (PSL), pediu em fosse enviado ofício a Secretaria pedindo explicações. Para Normando, as transferências têm que ser repensadas. Ao final do pronunciamento, ficou decidido que o ofício fosse enviado em nome da Casa.

(Foto: Agencia Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário